quarta-feira, novembro 11, 2015

Lucas Ramos reafirma compromisso com o desenvolvimento sustentável do Semiárido

 Audiência pública, no município de Rodelas (BA), contou com a presença de instituições públicas e entidades civis

Membros da Câmara Consultiva Submédio do São Francisco, organizações sociais, instituições públicas e a população em geral debateram nesta quarta-feira (11), em audiência pública no município baiano de Rodelas, os programas e estratégias aplicados para melhor uso dos recursos oferecidos pelo “rio da integração nacional”. O encontro, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), serviu para alinhar e colocar, no mesmo patamar, os anseios da população e as posições dos órgãos governamentais.

O vice-líder do Governo de Pernambuco na Assembleia Legislativa, Lucas Ramos (PSB), participou das discussões e reforçou seu compromisso com as demandas populares, entre elas a questão do abastecimento de água. “Temos que mudar a política de investimentos para garantir a água para famílias das cidades ribeirinhas por meio de adutoras, sem a dependência dos carros-pipa”, disse Lucas Ramos. “Precisamos investir no desenvolvimento sustentável do semiárido, preservar o rio e garantir sua saúde para as gerações futuras.”, sentenciou.

Ao final do encontro, o CBHSF destacou a necessidade de se retirar do papel ações importantes para a sustentabilidade da região e que são deliberadas pelo colegiado, como os planos municipais de recursos hídricos e os projetos hidroambientais planejados. “Em Pernambuco, a Compesa investe em programas de abastecimento e saneamento das cidades que margeiam o São Francisco, ampliando adutoras e reduzindo o desperdício para manter a saúde do Velho Chico”, afirmou Lucas Ramos ao destacar os trabalhos conduzidos pelo Governo de Pernambuco na região. “Todos precisam estar unidos pelo São Francisco: a população fazendo uso racional da água, os poderes executivos elaborando políticas públicas e realizando investimentos em defesa do rio e o legislativo fiscalizando o cumprimento das normas e leis. O Comitê tem um papel fundamental nesta articulação e nas discussões entre poderes e sociedade”, reforçou.

ESTIAGEM - Em março deste ano, o governador Paulo Câmara instituiu o Comitê Integrado de Convivência com a Estiagem em Pernambuco, com 25 representantes de órgãos e entidades que possuem atuação voltada para iniciativas ligadas ao tema. O comitê reforça a Política Estadual de Convivência com o Seminário, criada pelo ex-governador Eduardo Campos em 2013 para amenizar os efeitos provocados pela estiagem.

Assessoria de Imprensa Deputado Estadual Lucas Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário