quarta-feira, novembro 11, 2015

Programa da UNIDO oferece capacitação gratuita em energias renováveis


A carência de profissionais que atuem para contribuírem com o desenvolvimento sustentável através de fontes energéticas renováveis e também a falta de cursos neste setor é um dos maiores desafios que o mundo tem para cumprir as metas de sustentabilidade estabelecidas pela ONU e que devem ser alcançadas até 2030. E a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) atendendo ao pedido do Observatório de Energias Renováveis para América Latina e Caribe agora oferece cursos gratuitos para cumprir com seus objetivos de promover na região o acesso a modernos serviços de capacitação na área energética e intercâmbio de conhecimento. Esse programa de ensino está focado no contexto das tecnologias de produção de energia renovável e eficiência energética que cumpram com as necessidades da América Latina e Caribe, de maneira a fomentar os investimentos nessa área.

Órgãos dirigentes no setor de energias renováveis e eficiência energética em nível global participaram na elaboração e desenvolvimento do Programa de Capacitação, tais como o Centro de Investigações Energéticas, Meio-Ambientais e Tecnológicas (CIEMAT), a Universidade de Salamanca, a Universidade Politécnica de Madri e a Fundação CEDDET, em conjunto com a UNIDO..

Este programa visa a promover o acesso a energias limpas e oferece aos profissionais e gestores de políticas conhecimentos de qualidade e atualizados sobre tecnologias energéticas. Estes módulos irão fornecer uma revisão técnica sobre os diferentes temas e tecnologias, bem como suas aplicações e visão regional, incluindo a análise de exemplos práticos. Os usuários irão encontrar em cada um dos módulos diferentes elementos de formação, como guia didático, apresentações em vídeo, conteúdo extenso, slides interativos e exercícios. Todos os módulos de EAD estão disponíveis em Inglês, Espanhol e Português, cada um com 16 horas/aula.

O programa aborda os seguintes tópicos organizados em sete módulos:
  • Energia e Mudanças Climáticas;
  • Energia Mini-Eólica;
  • O Biogás;
  • Energia Mini-Hidrelétrica;
  • Energia Solar Térmica;
  • Energia Solar Fotovoltaica;
  • Eficiência Energética em Edifícios.
Tem um total de 112 horas e é destinado a profissionais e estudantes interessados em se capacitar e se aperfeiçoar no tema energias renováveis.

Após realizar os cursos completos, os usuários serão capazes de desenvolver projetos de energia renovável.

Os usuários receberão um certificado digital, gratuitamente, emitido pela UNIDO e os desenvolvedores, caso sejam aprovados.

Site: http://www.renenergyobservatory.org/br/programa-de-capacitacao.html


Professor Roberto Oliveira 
Fonte: UNIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário