segunda-feira, janeiro 06, 2014

Momento Física: Viscosidade e Vazão

O Blog de Assis Ramalho, em parceria com o professor Roberto Oliveira oferece aos estudantes o Momento Física, no qual são divulgadas gratuitamente aulas de Física on line. O objetivo deste projeto é disponibilizar materiais que envolvem o ensino de Física para estudantes que pretendem se preparar para vestibulares ou simplesmente aprofundar seus conhecimentos na disciplina.

Aula 16: Viscosidade e vazão
 
Em Física, dizemos que a viscosidade é toda propriedade dos fluidos que está associada à maior ou menor resistência ao movimento. Assim, quanto mais viscoso é o fluido, maior é a resistência ao movimento.

A resistência se explica pelo atrito interno entre as moléculas que compõem este fluido e também pelo atrito dessas moléculas com as paredes do recipiente que contém este material.

Os fluidos com alta viscosidade, como o mel, fluem mais lentamente do que aqueles com baixa viscosidade, como a água. Quaisquer fluidos, líquidos e gases, têm um determinado nível de viscosidade. Outros materiais, como o piche, que parecem sólidos, são na realidade altamente viscosos e existe uma fluidez, só que de forma muito lenta.

Asfaltamento de rua em Petrolândia (Foto: Roberto Oliveira)


Na foto acima, vemos a aplicação do piche ou betume para asfaltar uma rua de Petrolândia. A viscosidade dos fluidos é maior quando diminuímos a temperatura deste material, por isto o piche tem que ser aplicado a uma alta temperatura.

Questão on line da semana>Encarte 16

Vídeo com resolução da questão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário