segunda-feira, janeiro 06, 2014

Codevasf investe R$ 1,1 milhão na instalação de poços no Piauí

Uma tecnologia de convivência com a seca vai levar água para 26 famílias da comunidade de Torrões na zona rural do município de Picos (PI). A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está investindo cerca de R$ 1,1 milhão em obras e equipamentos para o abastecimento de água na região, que será utilizada em irrigação, beneficiando agricultores familiares. Os recursos são oriundos do Programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado pela Codevasf em sua área de atuação.

Os agricultores que serão beneficiados cultivam especialmente a banana, entre outras frutas, e possuem lotes entre 0,5 a 6 hectares. A previsão é de que as obras tenham início em janeiro de 2014.

Serão perfurados e equipados nove poços tubulares com profundidade de 120 metros; implantados 4,5 quilômetros de rede de energia com respectivas subestações para as unidades de bombeamento; implantados reservatórios elevados para cada poço tubular, além de placas de obra e casa de proteção para os painéis das unidades de bombeamento.

Poços sedimentares 

Os poços perfurados e instalados pela Codevasf são de dois tipos: sedimentares ou cristalinos. No Piauí, a região onde serão instalados os poços tubulares é sedimentar. Isso quer dizer que serão perfurados nos locais que possuem manchas de sedimentos (arenito, calcário), escavados a profundidades que podem variar de 150 a 400 metros, e fornecem grandes volumes de água oriunda do lençol freático. A captação da água é feita por meio de motobombas de alta potência.

Água para Todos

O programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e tem como principal meta universalizar o acesso à água entre a população rural do semiárido brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário