quarta-feira, setembro 09, 2015

Campanha do Dia do Médico Veterinário defende uma saúde única e integrada


O profissional de Medicina Veterinária é fundamental para que a relação entre os humanos, animais e o ambiente onde vivem seja harmoniosa e saudável. A interdependência das saúdes humana, animal e ambiental é chamada de Saúde Única, um conceito global reconhecido por diversas organizações internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Saúde Única visa promover a cooperação e colaboração entre médicos veterinários e demais profissionais de saúde e meio ambiente para promover a saúde e o bem-estar de todas as espécies animais e vegetais.

Então para comemorar o dia do médico veterinário, que é comemorado em 9 de setembro, o Conselho Regional de Medicina Veterinária adotou como tema a Saúde Única pensando na presença indispensável dos médicos veterinários nesse contexto.

São eles que inspecionam e avaliam todos os alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor, cuidam da saúde e bem-estar dos animais domésticos e selvagens, atuam na manutenção e melhoria da qualidade da saúde pública e ainda desenvolvem estudos e pesquisas científicas em busca de novos produtos, vacinas, tratamentos e erradicação de doenças.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco defende a integração entre as diferentes áreas envolvidas na Saúde Única com o objetivo de formar profissionais capazes de atuar na saúde pública e de informar as pessoas sobre a importância de se preocupar com o tema.

A campanha visa divulgar amplamente a presença do médico veterinário na Saúde Única e como sua atuação faz parte de pequenos detalhes da vida das pessoas, como comer um queijo ou tomar um copo de leite no café da manhã. Nem sempre imaginamos todo o trabalho desenvolvido pelos médicos veterinários até o produto chegar a nossa mesa.

Nas várias etapas da produção do alimento de origem animal, o médico veterinário está presente, atuando no manejo do pasto que serviu de alimento ao animal, trabalhando na prevenção de doenças transmissíveis ao ser humano e garantindo a qualidade do produto final. Sem falar das zoonoses, doenças que são transmitidas do animal para o ser humano, que podem ser adquiridas pelo consumo de carnes ou leite contaminados ou por meio de resíduos que podem contaminar o meio ambiente.

Por isso, hoje o CRMV-PE presta esta homenagem a todos os médicos veterinários. Parabéns a todos os médicos veterinários do País!

Ascom Belga Granjeiro  CRMV-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário