sábado, fevereiro 14, 2015

Pronatec Jovem Aprendiz quer inserir jovens em micro e pequenas empresas


Nessa última quarta-feira (11), o Ministro da Educação, Cid Gomes, assinou um acordo com o ministro da Secretaria de Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, sobre o Pronatec Jovem Aprendiz.

O programa, que visa a incentivar a inserção do jovem em micro e pequenas empresas, deve oferecer 12 milhões de vagas até o final de 2018. O programa pretende inserir no mercado de trabalho jovens de 14 a 24 anos. “Já existe um programa nacional que oferece vagas em grandes e médias empresas, até por obrigatoriedade. Mas essas empresas só representam 5% do universo empresarial, por isso nós queremos massificar” afirmou Gomes.

Afif explicou que, atualmente, cabe às grandes empresa arcarem com os custos de acompanhamento do jovem durante o período de estágio dentro da empresa. No caso das micro e pequenas empresas, que representam 95% do universo empresarial do país, o Pronatec Jovem Aprendiz vai cobrir os custos de treinamento e acompanhamento, cabendo às empresas o pagamento do salário.

Segundo o presidente da Comicro, José Tarcísio da Silva, o Pronatec Jovem Aprendiz vem validar um movimento que já acontece em todo o Brasil e dar condições para que as ME possam contratar mais, “o primeiro emprego de grande parte dos jovens é na pequena empesa, ela não exige tanta experiência e tem sido porta de entrada para o mercado de trabalho. Contrata e ensina, qualificando e oferecendo a experiência de trabalho tão buscada e necessária para esses jovens”. Para Tarcísio, outro grande benefício é o aumento da contratação formal e continuidade desses jovens nas empresas, “começando como aprendizes, muitos serão contratados com carteira assinada”, afirmou.

Ascom Comicro

Nenhum comentário:

Postar um comentário