sábado, fevereiro 14, 2015

Irreverência marca desfile do Galo da Madrugada nas ruas do Recife

Fotos: Carlos Nascimento/Agência Brasil

O sábado de carnaval em Recife começa com o tradicional desfile do Galo da Madrugada. Desde o início da manhã, os foliões se aglomeraram para a saída do bloco, considerado o maior do mundo.

Nas proximidades da sede da agremiação carnavalesca, a multidão começou a se aglomerar por volta das 7h, esperando o desfile do bloco pelas ruas do centro do Recife que começou, oficialmente, por volta das 9h30. O encerramento da folia do Galo da Madrugada está previsto para as 18h.

Irreverência e alegria são características do Galo da Madrugada, que reúne outros blocos carnavalescos. É o caso do grupo de amigos do bloco Tô Perdido, que este ano resolveu sair com o tema Sofrência, abordado em músicas românticas. "Eu tô procurando alguém pra sair da solidão, vou aproveitar o carnaval pra buscar minha paixão", brincou a técnica em segurança do trabalho Etacíria Ramos, que "dirigia" a alegoria do bloco.

Além das tradicionais fantasias de passista de frevo, o carnaval no bloco também teve espaço para a crítica social. O comerciante Taíldo Barbosa incorpora, há nove anos, o personagem Zé Cariri Pernambucano, no Galo da Madrugada.

Este ano, vestido de petroleiro, o folião trouxe um caixão e abordou as denúncias envolvendo a Petrobras. "Esse caixão provoca muitos sorrisos nas pessoas, mas também lembra um pouco as situaçoes sérias vividas pelo país", disse.

Em cima do caixão, transformado em caixa de som, há um cartaz com os dizeres "Honesto só Pedro Brás". Segundo ele, o personagem fictício é o único honesto de Pernambuco. "Sempre procuro trazer um pouco de sátira para o carnaval", acrescentou.

A folia também abriu espaço para tratar da diversidade. É o caso do artista plástico Luzarcus. Em uma fantasia rosa, ele encarnou o Capitão G. "G de gostosinho, de gulosinho, de goiabinha, de gordinho, de gay", explicou.

Ao longo do percurso de cerca de 6 quilômetros, os foliões se aglomeram entre os 30 trios elétricos que tocam nove horas de muito frevo e outros ritmos brasileiros, sem parar. Eles seguem o abre-alas formado por um galo gigante que movimenta as asas, vestido nas cores roxa, vermelha e dourada.

Seis carros alegóricos ornamentam o trajeto do Galo, cujo tema este ano é Asas da América, Asas para o Frevo. O homenageado é Carlos Fernando, compositor caruaruense, responsável por uma coletânea de discos long play (LP) com diversos frevos, que contribuíram para popularizar o ritmo.

O escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, o cantor Luiz Gonzaga e o ex-governador do estado Eduardo Campos também são homenageados pelo bloco.

Para garantir a tranquilidade da folia, o esquema de segurança do Galo foi reforçado. No total, 5.597 homens trabalharão no esquema de segurança do bloco.

Serão 4.017 policiais militares, 316 policiais civis, 1.188 bombeiros e 76 profissionais da Polícia Científica circulando pela ruas do Recife. Eles começaram a trabalhar às 22h de ontem (13), espalhados em seis postos de comando, seis de detenção e triagem, 14 de controle de acesso, dez unidades especializadas, 20 patrulhas periféricas e 80 viaturas.

Para auxiliar na segurança este ano, 643 câmeras serão utilizadas no monitoramento da festa. As imagens captadas ajudarão a direcionar o policiamento para onde houver ocorrências.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário