terça-feira, maio 06, 2014

Prazo para regularizar ou tirar título de eleitor termina nesta quarta


Termina nesta quarta-feira (07) o prazo para quem precisa ou pretende tirar o título eleitoral e ficar em condições de votar nas eleições de outubro. O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e para analfabetos.

O jovem que completar 16 anos até 5 de outubro –data do primeiro turno– pode votar nas eleições gerais deste ano desde que solicite o título dentro do prazo.

Para obter o título, os jovens devem apresentar documento de identidade original com foto e comprovante de endereço recente. Os maiores de 18 anos do sexo masculino também precisam levar o comprovante de quitação com o serviço militar.

Voto obrigatório

O voto é obrigatório para todos os brasileiros alfabetizados entre 18 e 70 anos e facultativo para quem é analfabeto, tem 16 ou 17 anos e mais de 70. Quem deixa de votar e não justifica a ausência, pode ter o título cancelado e será proibido de obter financiamento em banco público, se matricular em instituição federal, tirar passaporte e assumir cargo público.

G1 Eleições 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário