terça-feira, maio 06, 2014

Campanha pelo Velho Chico é tema da reunião na Câmara do Médio São Francisco


Reunidos no dia 30 de abril no município de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, os integrantes da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco debateram sobre os preparativos para a Campanha Nacional em Defesa do Velho Chico, coordenada pelo Comitê do São Francisco, que prevê grandes mobilizações a serem deflagradas no dia 3 de junho em todas as regiões fisiografias da bacia. Ainda na reunião, houve a apresentação de novos integrantes da CCR.

Como encaminhamento, ficou acertada, na reunião, que cada comitê de rios afluentes do São Francisco, na região do Médio, se responsabilizará em realizar uma ação no dia 3 de junho, tendo até o dia 15 de maio para definir, em suas localidades, que ação, especificamente, será. As definições serão encaminhadas ao coordenador da CCR, Cláudio Pereira, que salientou a importância da adesão de todos à campanha.“Esse momento é muito importante para cada um defender o rio em seu território de origem, assim como para mostrar ao Brasil quais são as dificuldades do povo que depende das águas do São Francisco”, reforçou Pereira.

De modo geral, nesse primeiro momento, os participantes da reunião já sinalizaram a possibilidade de ações como a distribuição de muda de plantas, reposição simbólica de água ao rio, exibição de vídeos educativos e shows culturais.

O superintendente da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia, Edison Ribeiro, se comprometeu a apoiar a campanha, principalmente na divulgação, através dos eventos que venham a ser promovidos pela secretaria com relação ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado em 5 de junho.



Afluentes do São Francisco integram a CCR

Em reunião anterior e através de oficio, o coordenador Claudio Pereira solicitou que os comitês afluentes do São Francisco, na região do Médio, indicassem representantes para compor a CCR. A solicitação foi atendida e os novos membros são: Antonio Marcondes Saraiva, do CBH rio Corrente; Moises Menezes, do CBH Verde/Jacaré e Dermeval Gervazio de Oliveira, do CBH Paramirim/Santo Onofre. Os dois últimos compareceram à reunião. Está sendo aguardado o nome do representante do CBH Grande.

Outros assuntos da reunião

Ainda no encontro, outros assuntos como os projetos hidroambientais do CBHSF; a atualização do Plano de Bacia do Comitê – que já está em fase de licitação; a Carta de Petrolina e o Plano de Aplicação Plurianual do colegiado também foram debatidos. A CCR também levantou a possibilidade de realizar um seminário sobre áreas de conflito pelo uso da água na região do Médio. Este assunto ficou de ser melhor pensado nos próximos encontros.

Organizações e instituições diversas, como a Bahia Mineração; a Cooperativa de Profissionais em Assessoria e Consultoria Técnica; o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra; a Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco; a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia e a prefeitura de Muquém do São Francisco estiveram representadas na reunião. Também estiveram presentes o secretário da CCR Médio São Francisco, Demósthenes Junior, que representa o poder público Municipal; e Solange Evangelista, representante da AGB Peixe Vivo.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário