terça-feira, maio 06, 2014

Inscrições abertas para cursos a distância da Escola Nacional de Saúde Pública


Estão abertas as inscrições para diversos cursos da ENSP, na modalidade a distância. Entre as oportunidades estão a Especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde e o Curso de Especialização Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, o Curso de Aperfeiçoamento: Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, e o Curso de Atualização em Fortalecimento de Redes de Atenção e Prevenção à Violência no Território. Ao todo, são 3.600 vagas. As inscrições devem ser feitas pela internet. Confira abaixo todos os detalhes nos editais.

Curso de Especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde: inscrições até 30 de maio

O curso de especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde tem como objetivo apoiar a política de constituição de redes e de (re)instituição do espaço regional através de formação de concepção sistêmica, que propicie a compreensão do processo de construção das redes em suas diferentes dimensões e da provisão de base conceitual e instrumental que habilite ao planejamento e gestão de redes de atenção à saúde.

Ao todo, estão disponíveis 860 vagas, para as regiões sudeste (para os estados de Minas Gerais e São Paulo) e Sul. O curso tem carga horária de 432 horas, sendo 360 horas realizadas a distância e 72 horas de forma presencial e as inscrições vão até o dia 30 de maio de 2014.

Edital para seleção de alunos

Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana: inscrições até 14 de maio

Trata-se de um curso de pós-graduação lato sensu que objetiva capacitar profissionais de saúde para atuarem na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), sendo desenvolvido a distância, com momentos presenciais.

Ao todo estão disponíveis 260 vagas, apenas para o estado de São Paulo. Sua carga horária é de 478 horas distribuídas em 18 meses, sendo 374 horas realizadas a distância e 104 horas presenciais. As inscrições vão até 14 de maio de 2014.

Edital para seleção de alunos
Retificação do edital de seleção de alunos

Curso de Aperfeiçoamento em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa: inscrições até 9 de maio

O curso de aperfeiçoamento em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa tem por objetivo formar profissionais de nível superior do setor saúde para atuarem na rede básica de assistência à saúde, com ênfase na Estratégia de Saúde da Família, para a operacionalização de atividades que visem a prevenção de perdas, a manutenção e a recuperação da capacidade funcional da população idosa e para o controle dos fatores que interferem no estado de saúde dessa população.

Ao todo estão disponíveis 1.500 vagas. Sua carga horária total de 180 horas, com duração de 9 meses e as inscrições vão até o dia 9 de maio de 2014.

Edital para seleção de alunos

Curso de Atualização em Fortalecimento de Redes de Atenção e Prevenção à Violência no Território: inscrições até 23 de maio

Este curso tem como objetivo propiciar o desenvolvimento de competências conceituais, comunicativas, interpessoais, técnicas e políticas dos participantes para o enfrentamento da violência, auxiliando-os na identificação do impacto social e na adesão a uma atitude ou postura acolhedora frente às pessoas que vivenciam situações de violência. A formação visa ainda fomentar o crescimento do poder de reflexão e atuação por meio de medidas de prevenção à violência e de articulação de redes de proteção.

Ao todo estão disponíveis 1.000 vagas e sua carga horária total é de 120 horas distribuídas em 6 meses com dedicação mínima de 6 horas semanais. As inscrições vão até 23 de maio de 2014.

Edital para seleção de alunos

Fonte: Ensp

Nenhum comentário:

Postar um comentário