quarta-feira, agosto 29, 2018

Palavra de especialista: o que é a disbiose intestinal?

O nutricionista esportivo e funcional Renato França explica o que é, como tratar e o que não se deve comer para evitar o problema.

Você já ouviu falar da disbiose intestinal? Vários problemas do nosso dia a dia podem ser sintomas, causas ou mesmo piora da disbiose, que nada mais é que o desequilíbrio da flora intestinal, como detalha o nutricionista esportivo e funcional Renato França.

O especialista aponta alguns desses indícios: a flatulência excessiva e inchaço abdominal; enxaqueca; imunidade baixa e infecções frequentes; constipação (intestino preso); diarreia; celulite; TPM; cansaço e baixa disposição; alergias respiratórias e de pele; aumento das crises de doenças autoimunes, como a dermatite; aumento da oleosidade da pele e acne; queda de cabelo; unhas fracas e quebradiças e ainda dificuldade para emagrecer e/ou ganhar massa muscular.


De acordo com França, o desequilíbrio acontece porque a disbiose afeta o funcionamento intestinal, reduzindo o aproveitamento do que é ingerido via alimentação e aumentando a permeabilidade intestinal, pela redução da capacidade da mucosa intestinal em selecionar o que deve e o que não deve ser absorvido para a corrente sanguínea. Ele acrescenta que "o resultado disso é uma hiperativação do sistema imunológico e aumento da inflamação sistêmica, que piora vários dos sintomas citados", complementa.

Segundo o especialista, o consumo excessivo de doces, açúcar, fritura, adoçante e aditivos químicos presentes nos produtos industrializados; uso frequente de antibióticos e consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode piorar ainda mais essa situação.

Mas como tratar o problema?
Para o nutricionista, a solução é uma dieta rica em frutas e vegetais fontes de fibras solúveis, alimentos fermentados (como iogurte e kefir), e ainda suplementos probióticos e prebióticos.

Atenção!
Se você tem algum dos sintomas citados, procure dar uma atenção maior ao seu intestino. Dr Renato comenta que este é o ponto de partida para quem busca melhorar a saúde, qualidade de vida e alcançar mudanças estéticas corporais.

"Um bom nutricionista pode te ajudar a reequilibrar sua função intestinal, melhorando sua resposta à dieta e de quebra reduzindo uma vasta gama de sintomas que afetam negativamente o seu dia a dia", finaliza Dr Renato.

Objetiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário