quarta-feira, agosto 29, 2018

Gavião-carijó e cágado-de-barbicha recebem ajuda e são entregues à CPRH

Animais silvestres foram encontrados com problemas – o gavião com dificuldades de voar e o cágado com suspeita de atropelamento (Fotos: Arquivo/CPRH)


Um gavião-carijó com dificuldades de voar, provavelmente com fratura na asa esquerda, e um cágado-de-barbicha com suspeita de atropelamento foram entregues nesta quarta-feira (29) à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Eles serão encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), onde serão avaliados e receberão os cuidados necessários para o possível retorno à natureza. A iniciativa de ajudá-los partiu de um pedreiro e um policial civil, os responsáveis pelas entregas voluntárias.

Morador da Rua Córrego do Ouro, em Casa Amarela, o pedreiro Zenio Laurentino dos Santos decidiu levar o gavião-carijó (Rupornis magnirostris) à CPRH logo que soube que ele tinha sido encontrado no quintal de uma residência próxima, estressado, o que dificultava o seu resgate. Ele disse que não pensou duas vezes ao ver que a ave tinha dificuldades de voar. “Desse jeito ele corre risco. Não gosto de ver passarinho preso e nem assim”, disse, ao fazer a entrega ao órgão ambiental.

Já o policial civil Olímpio Nogueira Lima Júnior encontrou o cágado-de-barbicha (Phrynops geoffroanus) no início da madrugada, na via do canal, por trás do Hospital da Aeronáutica, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Estava botando sangue pela boca, conforme informou. Morador do Bairro do Jordão Alto, no Recife, Olímpio levou o réptil para casa e no início da manhã fez a entrega à CPRH. O cágado já apresentava melhores condições, sem sinais aparentes de problemas. No Cetas Tangara, no Bairro da Guabiraba, será observado e, a depender da avaliação, se juntará a outros da espécies para em breve ser solto de volto ao habitat natural.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário