quarta-feira, agosto 01, 2018

11º Festival de Cinema de Triunfo avança sobre o Sertão do Pajeú

Programação entre os dias 6 e 11 de agosto celebra o audiovisual brasileiro em Triunfo e leva exibições especiais para Serra Talhada e Afogados da Ingazeira. Nascida em Floresta-PE, a atriz e professora Ilva Niño é uma das homenageadas em 2018 (Foto: Divulgação)

O Sertão do Pajeú vai viver dias de cinema. De 6 a 11 de agosto, a décima primeira edição do Festival de Cinema de Triunfo chega à região com 36 filmes em competição, 03 oficinas gratuitas, além de seminários e exibições especiais.

Realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secult-PE e da Fundarpe, o Festival presta homenagem este ano a dois nordestinos que ajudaram a construir o caminho luminoso do cinema brasileiro contemporâneo: a atriz e professora pernambucana Ilva Niño, que tem uma carreira de quase 60 anos no teatro, cinema e televisão; e o ator baiano João Miguel, com três décadas de atuação em filmes, espetáculos teatrais, minisséries e novelas.

Para o Secretário Marcelino Granja, “em mais uma edição, o Festival de Cinema de Triunfo marca uma posição de resistência no Sertão do Pajeú ao convidar o público da região a conhecer a recente produção audiovisual brasileira e a refletir sobre os mais diversos temas que vão ganhar a tela do Cine Theatro Guarany”. Exibições especiais em Serra Talhada e Afogados da Ingazeira também estão programadas, uma maneira de “fortalecer a cadeia audiovisual no sertão como um todo, para que sigamos alcançando resultados positivos como o do último edital Funcultura Audiovisual, que recebeu 458 projetos, sendo 12% oriundos de realizadores sertanejos”, destaca o Secretário.

A grade de formação cultural já está envolvendo a população triunfense. São três oficinas, incluindo a de Crítica Cinematográfica, ministrada pela crítica audiovisual e jornalista Carol Almeida. As aulas iniciaram no último dia 30 e têm o objetivo de formar o júri popular do Festival. A oficina Documentando, com o cineasta Marlom Meirelles, propõe por meio da análise de obras de diferentes cinematografias, de reflexões teóricas e exercícios práticos, estimular o olhar do aluno para a leitura e realização de obras documentais. O roteirista e diretor carioca Allan Ribeiro vai ministrar a etapa Sertão do Laboratório Fernando Spencer de Roteiro, que dialoga com o crescente aquecimento do mercados audiovisuais pernambucano e brasileiro, estimulando a formação de profissionais especializados nesta área.

A Presidente da Fundarpe, Márcia Souto, destaca “a alegria de realizar no Cine Theatro Guarany, um patrimônio pernambucano, mais uma edição deste Festival que tem se mostrado, ao longo da sua história, de fundamental importância para a formação de novos realizadores audiovisuais no Estado e janela essencial para a difusão das obras de realizadores pernambucanos e de diversos estados brasileiros. Sempre com sessões infantis lotadas, o Festival cumpre também um papel de facilitar o primeiro contato das crianças com a sétima arte, um ato potente, que aponta para o aumento do repertório cultural e a formação crítica da nossa gente”.

O público do festival terá ainda a oportunidade de participar de debates diários com os realizadores, que serão mediados pelo jornalista e editor do Portal Cultura.PE, Tiago Montenegro, sempre às 10h, na Pousada Alpes. Outras ações especiais que chegam a Triunfo são, segundo Milena Evangelista, coordenadora do Audiovisual da Secult-PE, “uma oportunidade de aprofundarmos discussões urgentes para a cadeia do audiovisual, como o painel sobre representatividade LGBTQI no cinema; o seminário A Arte da Direção; e a visita guiada ao Cine Theatro Guarany, que conta com a parceria do grupo #CineRuaPE”.

PREMIAÇÃO

O troféu oficial do Festival, concedido aos filmes escolhidos pelos júris oficial e popular, faz referência às tradicionais figuras dos caretas, que percorrem as ruas da cidade durante o carnaval, há mais de 90 anos, com seus chicotes, chocalhos, ricos figurinos e mensagens satíricas trazidas em tabuletas. Serão 24 mil reais em prêmios. O Troféu Fernando Spencer será concedido para o melhor personagem da categoria longa-metragem. Já o Troféu Cineclubista, criado pela Federação Pernambucana de Cineclubes – FEPEC, vai para o “melhor filme para reflexão”.

HOMENAGEADOS

Ilva Niño

Com uma carreira de quase 60 anos no Teatro, no cinema e na televisão, a atriz e professora Ilva Niño nasceu na cidade de Floresta, no sertão pernambucano, no ano de 1934. Aos 22 anos, interpretou seu primeiro papel, como a esposa do padeiro, na primeira montagem do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. Na década de 1960, se envolveu com o Movimento de Cultura Popular (MCP), criado pelo então prefeito do Recife, Miguel Arraes. Após o golpe de 1964, se mudou para o Rio de Janeiro fugindo da repressão do novo regime imposto. Estreou na televisão e no cinema no ano de 1971, atuando na novela “Bandeira 2”, de Dias Gomes e participou dos filmes “André, a cara e a coragem” e “Como ganhar na loteria sem perder a esportiva”. No ano de 1985, interpretou Dóris, no longa-metragem “A Ópera do Malandro”, adaptação da peça musical homônima de Chico Buarque de Hollanda. Ao longo da carreira, a atriz participou de quase 50 novelas e 20 filmes, além de diversas peças teatrais. Em novembro, a atriz irá comemorar 84 anos e mantendo sua carreira na ativa. Recentemente, ela participou da novela “O Outro Lado do Paraíso” e do Filme “Minha mãe é uma peça 2”. Ilva Niño também é professora de Teatro na EPSJV-FIOCRUZ e em 2003 fundou a casa “Niño das Artes Luís Mendonça” em homenagem ao seu falecido marido.

João Miguel

Nascido em Salvador, em 1970, João Miguel deu início à sua carreira de ator aos 9 anos, no programa de televisão “Bombom Show”, de Nonato Freire. Em 1985, aos 15 anos, estreou como ator principal na peça “A viagem de um Barquinho”, com direção de Petinha Barreto. Entre 1990 e 1996 João Miguel foi integrante do Grupo Piolim (João Pessoa), onde atuou como produtor do espetáculo “Vau da Sarapalha”, e onde iniciou as apresentações como Palhaço Magal. Ainda como Magal, apresentou-se também com o Circo Picolino em hospitais públicos, favelas e ruas de Salvador e do interior da Bahia. Com mais de trinta anos de carreira, já participou de inúmeros filmes, espetáculos teatrais, minisséries e novelas. João Miguel já recebeu mais de vinte prêmios ao longo de sua carreira, sendo que seis destes foram como melhor ator, interpretando Ranulpho no filme “Cinema, Aspirinas e Urubus”, dirigido por Marcelo Gomes. Atualmente, interpreta Ezequiel, protagonista da série 3% da Netflix.

PROGRAMAÇÃO GERAL
Local: Cine Theatro Guarany
Entrada Gratuita, com retirada de ingressos 1 hora antes de cada sessão
Cidade: Triunfo/PE

SEGUNDA-FEIRA, 06/08

18h30 – Cerimônia de Abertura

Programa 1: Mostra Competitiva de Curta-metragem
Classificação: 16 anos

Uma Balada para Rocky Lane (Documentário, 20 minutos, 2017, PE), de Djalma Galindo
Fazenda Rosa (Animação, 08 minutos, 2017, PE), de Chia Beloto
O Malabarista (Animação, 11 minutos, 2018, GO), de Iuri Monteiro
Arara: Um filme sobre um Filme Sobrevivente (Documentário, 13 minutos, 2017, MG), de Lipe Canêdo
Repulsa (Ficção, 20 minutos, 2017, PE), de Eduardo Morotó

Programa 2: Mostra Competitiva de Longa-metragem Nacional
Classificação: Livre

Em Nome da América (Documentário, 96 minutos, 2017, PE), de Fernando Weller

TERÇA-FEIRA, 07/08

08h30 - Sessão Especial Festival Criancine
Classificação: Livre

13h30 - Sessão Cineclubista - Fepec
Exibição de filmes seguida de debate

18h30 - Programa 3: Mostra Competitiva de Curta-metragem
Classificação: 16 anos

Tempo Circular (Documentário, 20 minutos, 2018, PE), de Graciela Guarani
Lampião e o Fogo da Serra Grande (Ficção, 23 minutos, 2017, PE), de Anildomá Willans de Souza
Oceano (Ficção, 15 minutos, 2018, CE), de Amanda Pontes e Michelline Helena
Nome de Batismo - Alice (Documentário, 25 minutos, 2017, PE), de Tila Chitunda
O Vestido de Myriam (Ficção, 15 minutos, 2017, RJ), de Lucas H. Rossi

Programa 4: Mostra Competitiva de Longa-metragem Nacional
Classificação: 10 anos

Construindo Pontes (Documentário, 73 minutos, 2017, SP), de Heloisa Passos

QUARTA-FEIRA, 08/08

08h30 - Sessão SESC
Classificação: Livre

13h30 - Sessão Cineclube Pantim
Exibição de filmes seguida de debate

18h30 - Programa 5: Mostra Competitiva de Curta-metragem
Classificação: 12 anos

Cine S. José (Documentário, 11 minutos, 2017, PE), de William Tenório
Furnas dos Negros (Documentário, 21 minutos, 2017, AL), de Wladymir Lima
Fantasia de Índio (Documentário, 18 minutos, 2017, PE), de Manuela Andrade
Maria (Documentário, 16 minutos, 2017, AM), de Elen Linth e Riane Nascimento
Edney (Ficção, 15 minutos, 2017, PE), de João Roberto Cintra

Programa 6: Mostra Competitiva de Longa-metragem Nacional
Classificação: 12 anos

Amores de Chumbo (Ficção, 98 minutos, 2017, PE), de Tuca Siqueira

QUINTA-FEIRA, 09/08

08h30 - Sessão Festival Stopmotion
Classificação: Livre

13h30 – Exibição Especial “Além da Lenda”
Classificação: Livre

18h30 - Programa 7: Mostra Competitiva de Curta-metragem
Classificação 14 anos

Cor de Pele (Documentário, 16 minutos, 2017, PE), de Livia Perini
A Viagem de Ícaro (Documentário, 18 minutos, 2018, GO), de Kaco Olímpio e Larissa Fernandes
Entre Pernas (Ficção, 20 minutos, 2018, PE), de Ayla de Oliveira
Casa Cheia (Ficção, 14 minutos, 2017, PE), de Carlos Nigro
11 Minutos (Ficção, 17 minutos, 2018, BA), de Hilda Lopes Pontes

Programa 8: Mostra Competitiva de Longa-metragem Nacional
Classificação: 16 anos

Elegia de um Crime (Documentário, 92 minutos, 2018, SP), de Cristiano Burlan

SEXTA-FEIRA, 10/08

08h30 - Sessão Outras Palavras
Classificação: Livre

13h30 - Programa 9: Mostra Competitiva de Curta-metragem Infanto-juvenil
Classificação: 10 anos

A Formidável Fabriqueta de Sonhos Menina Betina (Animação, 07 minutos, 2017, PA), de Tiago Ribeiro
Médico de Monstro (Ficção, 11 minutos, 2017, SP) de Gustavo Teixeira
Órion (Ficção, 17 minutos, 2016, PR), de Rodriane DL
Próxima (Ficção, 15 minutos, 2017, SP), de Luiza Campos
Solito (Animação, 05 minutos, 2017, RS), de Eduardo Reis
Cadarço (Ficção, 17 minutos, 2017, SP), de Eduardo Mattos

18h30 - Programa 10: Mostra Competitiva de Curta-metragem dos Sertões e Nacional
Classificação: 12 anos

Meu Livro Proibido (Ficção, 20 minutos, 2018, BA), de Thom Galiano e Robério Brasileiro
Òpára de Òsun: quando tudo nasce (Animação, 04 minutos, 2018, BA), de Pâmela Peregrino
Quando decidi ficar (Ficção, 25 minutos, 2018, PB), de Maycon Carvalho
Entremarés (Documentário, 20 minutos, 2018, PE), de Anna Andrade
No fim de tudo (Ficção, 15 minutos, 2017, RN), de Victor Ciriaco

Programa 11: Mostra Competitiva de Longa-metragem Nacional
Classificação: 12 anos

Organismo (Ficção, 96 minutos, 2017, PE), de Jeorge Pereira

SÁBADO, 11/08

16h – Exibição “Especial Aurora 1964” (Documentário, 110 minutos, 2017, PE), de Diego DiNiglio
Classificação: 12 anos

19h30h – Cerimônia de Encerramento

Exibição do Programa Piloto #TVPENOAR

Homenagem a atriz Ilva Niño

Homenagem ao ator João Miguel

Sessão 6 - ENCONTROS DE CINEMA

Debates com os realizadores do Festival
Todos os dias, sempre às 10h
Local: Pousada Alpes (Triunfo)
Mediação: Tiago Montenegro

Debates, Encontros e Roda de Diálogos

SEXTA-FEIRA, 10/08
15h - Seminário: A arte da Direção
Participantes: Anna Andrade (PE), Caroline Azevedo (RJ), Hilda Lopes Pontes (BA), Rodriane DL (PR), Pâmela Peregrino (RJ), Tuca Siqueira (PE), Uilma Queiroz (PE), Ayla Oliveira (PE)
Mediação: Cynthia Falcão (TVPE)
Local: Pousada Alpes (Rua Galdino Diniz, 250, Triunfo)

SÁBADO 11/08

15h – Painel: Representatividade LGBTQI no Cinema.
(Exibição do programa piloto da série MULHER ORIGINAL)
Participantes: Carlota (PE), Maria Moraes (AM), Allan Ribeiro (RJ), Victor Ciriaco (RN)
Mediação: Tiago Montenegro
Local: Pousada Alpes (Rua Galdino Diniz, 250, Triunfo)

14h - Expedição / visita guiada com o #CineRuaPE Itinerante ao Theatro Cinema Guarany
Com: Kate Saraiva (Cine Rua PE), Diana Rodrigues (Historiadora) e Janaina Guedes (SECULT)

SESSÃO 7 - Exibições Itinerantes

Afogados da Ingazeira

TERÇA-FEIRA, 07/08
9h - Exibição Especial “Além da Lenda” (1ª temporada)
Classificação: Livre
Local: Cine São José
Entrada Gratuita

19h - Exibição “Especial Aurora 1964” (Documentário, 110 minutos, 2017, PE), de Diego DiNiglio
Seguida de debate com o Diretor do filme
Classificação: 12 anos
Local: Cine São José
Entrada Gratuita

Serra Talhada

QUARTA-FEIRA, 08/08
9h - Exibição Especial “Além da Lenda” (1ª temporada)
Classificação: Livre
Local: CEU das Artes (Bairro Caxixola)

17h - Exibição Especial “Aurora 1964” (Documentário, 110 minutos, 2017, PE), de Diego DiNiglio
Seguida de debate com o Diretor do filme
Classificação: 12 anos
Local: Auditório da UFRPE/UAST

QUINTA-FEIRA, 09/08

9h - Exibição Especial Sessão Criancine
Classificação: Livre
Local: CEU das Artes (Bairro Caxixola)

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Cultura de Pernambuco
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - Fundarpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário