terça-feira, março 01, 2016

Integração Nacional acompanha CNBB em visita a barragens do Rio Grande Norte

Com a agenda, religiosos estreitam diálogo com população contemplada pelo Projeto São Francisco. Programação desta terça-feira será na Paraíba e no Ceará (Foto: Ascom MI)

Visita a duas barragens e reunião com representantes de órgãos públicos, comunidades e agricultores do Rio Grande Norte. Nesta segunda-feira (29/2), o Ministério da Integração Nacional (MI) deu início ao acompanhamento da comitiva da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A instituição que congrega os bispos da Igreja Católica no país conhecerá, até quinta-feira (3/3), as estruturas do Projeto de Integração do Rio São Francisco - trechos em obras e barragens que receberão as águas do empreendimento.

“Essa uma oportunidade para o Governo Federal mostrar seu empenho e comprometimento com a questão hídrica por meio do Projeto São Francisco, da barragem Oiticica e de outras obras”, disse o secretário de Infraestrutura Hídrica Osvaldo Garcia, integrante da delegação do MI. Garcia viajou acompanhando do presidente da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, e do diretor-geral Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Walter Gomes de Sousa.

O primeiro dia de roteiro da CNBB foi dedicado a empreendimentos que receberão as águas do projeto. Os religiosos visitaram a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, construída pelo Dnocs e localizada no Rio Piranhas-Açu, no município de Açu. A parada seguinte ocorreu em Jucurutu: diálogo com representantes de órgãos públicos e da sociedade e visita à Barragem Oiticica, obra em andamento executada pelo governo do Rio Grande do Norte, com apoio financeiro do Governo Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves abastece 34 núcleos urbanos em 33 municípios e beneficia cerca de 500 mil pessoas. É uma das 24 barragens estratégicas que receberão águas do Projeto São Francisco e para as quais o MI, por meio Dnocs, tem elaborado estudos e projetos-executivos para recuperação. O investimento nos projetos é de R$ 22 milhões. “Já o valor estimado para recuperação dessas 24 barragens é da ordem de R$ 370 milhões”, completou Osvaldo Garcia.

O roteiro do primeiro dia de agenda termina à noite, em Cajazeiras, na Paraíba: os religiosos celebrarão missa na catedral do município. A caravana é formada por oito bispos e outros 100 membros da Igreja, pertencentes à regional Nordeste 2 da instituição. O objetivo da CNBB é marcar um novo momento de diálogo entre Igreja Católica, instâncias do Estado brasileiro e comunidades do Nordeste.
Serviço

Visita de comitiva da CNNB à região do Projeto São Francisco

Terça-feira (1/3)

Visita Barragem Engenheiro Ávidos/Boqueirão
Horário: 7h30.
Local: São José de Piranhas (PB).

Visita à Vila Produtiva Rural Cacaré
Horário: 11h30.
Local: São José de Piranhas (PB).

Visita ao Reservatório Jati e apresentação do MI sobre as obras no Eixo Norte
Horário: 15h30.
Local: Jati (CE).

Visita à Vila Produtiva Rural Retiro
Horário: 17h30.
Local: Penaforte (CE).

Quarta-feira (2/3)

Atividade em Escritório do Ministério da Integração Nacional
Horário: 8h30.
Local: Salgueiro (PE).

Visita à primeira Estação de Bombeamento (EBI-1)
Horário: 14h30.
Local: Cabrobó (PE).

Quinta-feira (3/3)
Missa de encerramento e diálogo com órgãos públicos, comunidades tradicionais e agricultores familiares
Horário: 8h30.
Local: Catedral de Salgueiro. Salgueiro (PE).

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário