Publicidade

Circuito Junino garante festividades durante todo o mês em Petrolina


Os ventos mais frios durante as noites em Petrolina já anunciam o início do mês de junho, e com ele a chegada da época mais festiva do ano na cidade. São vários os eventos que fazem parte do Circuito Junino, organizados ou apoiados pela Prefeitura de Petrolina, que garante um mês repleto de festividades típicas da cultura regional sertaneja.

Este ano, o prefeito Julio Lossio fez questão de homenagear o saudoso radialista Carlos Augusto, trazendo a sua história como tema para grandes eventos do mês, como a Jecana e o São João do Vale. Confira alguns detalhes de toda a programação do Circuito Junino.

Vaquejada e Forró do Beco

O início do Circuito acontece já no próximo final de semana, no sábado (06), com a 29ª Vaquejada Parque Dr. Geraldo Estrela, que abre os festejos ao som da consagrada dupla Zezé de Camargo e Luciano, do cantor Mano Walter e também do sanfoneiro Luan Estilizado. Já no dia 10, a festa solidária é o Forró do Beco, com organização independente, que tem como objetivo arrecadar fundos para o Movimento de Combate ao Câncer. Nela, o som é comandado pelo sanfoneiro Targino Gondim e pela banda Pega Leve, entre outras atrações locais.

Jecana e Festa de Santo Antônio

No segundo final de semana do mês, exatamente entre os dias 12 e 14, acontece a mais famosa corrida de jegues do Brasil, a Jecana, realizada na comunidade do Capim. Além da competição, das premiações, da feira de artesanato, também tem muito agitação com o Forró do Poeirão, Banda Chamego Safado, e Sergio do Forró. Concomitante a Jecana, acontece no sábado (13) a Festa de Santo Antônio, uma manifestação religiosa e cultural na Ilha do Massangano, que atrai toda a comunidade regional.

Cultural, Violeiros e Sanfoneiros

Já na terceira semana, os festejos acontecem principalmente na Concha Acústica, no centro da cidade. O primeiro deles é o Festival de Violeiros (dia 15), com a participação de repentistas e declamadores. Em seguida é celebrado o São João Cultural (dia 16), com apresentações artísticas de danças e músicas locais. Fechando os festejos na Concha, acontece o Concurso de Sanfoneiros (dia 17), que atrai competidores de várias cidades, principalmente do nordeste.

São João do Vale, Quadrilhas, Praça da 21 e Missa

Na última e mais esperada semana do mês, acontece o São João do Vale, a maior festa do município, entre os dias 23 e 26, com grandes apresentações no Espaço de Eventos Ana das Carrancas. São atrações de destaca nacional e regional, como a Banda Aviões, Bruno e Marrone, Wesley Safadão, Henrique e Juliano, Leo Magalhães, dentre várias outros. Na sequência, está o tradicional Forró da Espora, festejado no mesmo espaço.

Na mesma semana, dia 24, vários grupos disputam o Concurso de Quadrilhas, que será realizado na quadra do SESI em Petrolina, a partir das 18h. E para quem gosta de curtir um São João mais tranquilo com a família, pode aproveitar o Forró do Grande Rio, evento aberto na Praça 21 de Setembro, que promete muito arrasta-pé, comidas típicas e brincadeiras juninas nos os dias 26 e 27, entre 18h e 23h.

Para fechar o mês, como de costume, acontece a Missa dos Vaqueiros, onde vários sertanejos montados a cavalo desfilam pela cidade ao som de boiadeiros.

Calendário do CIRCUITO JUNINO DE PETROLINA

Evento
Local
Data
Vaquejada
Parque Geraldo Estrela
06
Forró do Beco
Iate Clube
10
Jecana do Capim
Comunidade do Capim
12 – 14
Festa de Santo Antônio
Ilha do Massangano
13
Festival de Violeiros
Concha Acústica
15
São João Cultural
Concha Acústica
16
Concurso de Sanfoneiros
Concha Acústica
17
Concurso de Quadrilhas
Sesi Petrolina
24
São João do Vale
Espaço de Eventos Ana das Carrancas
23 – 26
Forró do Grande Rio
Praça 21 de Setembro
26 e 27
Forró da Espora
Espaço de Eventos Ana das Carrancas
27
Missa do Vaqueiro
Ana das Carrancas / Orla
28

Ascom Prefeitura Municipal de Petrolina

Comentários

Publicidade