terça-feira, junho 02, 2015

Movimentos sociais fazem manifesto durante Consulta Pública em Paulo Afonso

Fotos: André Santana/Ascom CBHSF

A 11º Consulta Pública do processo de atualização do Plano de Recursos Hídricos do rio São Francisco aconteceu nesta quinta-feira (28.05), em Paulo Afonso, Bahia. O encontro, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco-CBHSF e a consultora Nemus, teve início com um manifesto de movimentos sociais locais, como colônias de pescadores artesanais, comunidades indígenas e de terreiro, remanescentes de quilombos, além de pastorais e associações culturais em defesa do Velho Chico. A ambientalista Alzení Tomáz, do Conselho Pastoral dos Pescadores, leu a “Carta dos Povos do Rio”, com uma série de denúncias contra a situação de descaso com a bacia do São Francisco, a redução constante da vazão e os grandes empreendimentos do agronegócio e do turismo que ‘espalham a poluição e causam a escassez dos ecossistemas e espécies nativas’.

As denúncias feitas pelos movimentos sociais encontraram sintonia com os dados apresentados pelo engenheiro ambiental Emiliano Santiago, que atua para a Nemus na atualização do Plano de Bacia do São Francisco e revelam a concentração no uso do solo e das águas do rio. “Em nenhuma das consultas públicas que realizamos iniciamos com uma expressão tão forte e espontânea da população do rio e esse é o objetivo deste trabalho, colher as opiniões de vocês sobre a situação da bacia, para encontrarmos, juntos, formas de contribuir para a sua revitalização”, elogiou o engenheiro. Santiago trouxe dados sobre a bacia, em especial, do Submédio São Francisco, como a informação de que, dos 86 municípios que compõem esta região, somente dois possuem Planos de Saneamento Básico; que 59,2% das águas são utilizadas para irrigação; e que 72,9% do solo é ocupado pela agricultura.

“Esse manifesto expressa a indignação dos povos que vivem às margens da bacia e que tem pouca voz e força política para colocar suas demandas frente a tantos grupos de poder. A atualização desse Plano é uma oportunidade de construirmos algo coletivo em defesa do rio”, declarou o coordenador da CCR Sub Médio, Uilton Tuxá.

A Consulta Pública em Paulo Afonso foi a penúltima dessa etapa de escutas à população, que se encerra no dia 30 de maio no município de Salgueiro, em Pernambuco, também no Submédio.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário