quinta-feira, outubro 02, 2014

Represa de Itaparica em colapso: secou o canal de abastecimento às agrovilas da Reta devido a assoreamento

Atualizada às 12h31

Represa de Itaparica entra em colapso (Foto: Lúcia Xavier)

Rogério Viana, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, informa que o lago de Itaparica, represa da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga entrou em colapso. De acordo com o secretário, secou o canal de captação de água para irrigação nas agrovilas da Reta, na zona rural do município. A agricultura irrigada, com água servida pela represa de Itaparica, é uma das principais atividades econômicas do município.

De acordo com informações da reportagem, colhidas no local, o colapso se deu pela falta de manutenção no canal e estação de bombeamento. Em mutirão, produtores rurais fizeram um desassoreamento no canal para a água fluir. Eles reclamam da Plena, empresa terceirizada da Codevasf para prestar assistência no sistema de abastecimento em Petrolândia.

Informações detalhadas e entrevista com o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, serão postadas posteriormente neste Blog.

O último boletim emitido pela Chesf com informações sobre a Bacia do São Francisco, disponível na Sala de Situação da Agência Nacional de Águas (ANA), notifica que Itaparica continha, no dia 29/09/14, apenas 19,39% de volume útil, com tendência de queda nesse nível.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário