quinta-feira, outubro 02, 2014

Pesquisadores do IPA participam do I Curso Internacional de Convivência com o Semiárido, em Piranhas-AL

Foto: Divulgação

Os pesquisadores do IPA, José Nildo Tabosa e Fernando Lucas Torres de Mesquita, participaram como palestrantes e capacitadores, do I Curso Internacional de Convivência com o Semiárido, realizado no Centro Internacional de Xingó, no município de Piranhas, Alagoas, entre os dias 22 e 26 de setembro. O evento reuniu pesquisadores e técnicos de diversos órgãos do Brasil, da Espanha, Argentina e Paraguai.

“A nossa participação, na qualidade de representantes do IPA, como palestrantes e de capacitadores, se deu no âmbito do tema Inclusões Produtivas em Regiões Secas, com enfoque em cultivos de elevada economia hídrica e tecnologia de produção da Caprinovinocultura regional no Semiárido brasileiro”, explicou Tabosa.

O Centro Xingó de Convivência com o Semiárido originou-se a partir da negociação entre a Chesf e o Governo do Estado de Alagoas. Com este acordo, coube à Secretaria de Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (SEAGRI/AL) a incumbência de revitalizar as ações do Centro, com o intuito de contribuir com a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social no estado e em todo Semiárido Brasileiro.

Com a parceria entre a SEAGRI/AL e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), e com a participação do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), além do apoio à estruturação física do Centro, estão sendo viabilizadas e desenvolvidas ações e infraestrutura para atividades de pesquisa e extensão; capacitação e formação de técnicos e gestores; orientação e apoio à criadores e agricultores familiares; e difusão de práticas e tecnologias sociais.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário