quarta-feira, setembro 03, 2014

ANA oferece 6 mil vagas em cursos gratuitos a distância sobre água e comitês de bacias


Agência Nacional de Águas (ANA) está com inscrições abertas para 6 mil vagas em cinco cursos diferentes, todos eles gratuitos e a distância. Os temas oferecidos são: Água na Medida Certa; Cuidando das Águas; Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias; Comitês de Bacias: Práticas e Procedimentos; e Lei das Águas. Os interessados podem se inscrever na página de cursos a distância da ANA até o próximo domingo, 7 de setembro. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Quando o número de alunos chegar a 6 mil, as inscrições serão encerradas.

Os alunos que atingirem a partir de 60% de aproveitamento nas avaliações receberão certificado digital. O tempo de duração pode ser menor que o previsto, conforme o desempenho de cada participante. Para facilitar a aprendizagem, as atividades estão estruturadas através de uma navegação sequencial entre módulos e o material está disponível em formato PDF. Os alunos receberão e-mail em 9 de setembro, informando em qual turma foram incluídos, no caso de cursos com mais de uma turma.

Para o curso Água na Medida Certa, haverá duas turmas. A primeira terá atividades entre 9 e 21 de setembro, enquanto a segunda acontecerá de 22 de setembro a 5 de outubro. A capacitação tem carga de 20 horas e é aberta a qualquer interessado no tema. O objetivo é ensinar sobre recursos hídricos a partir de reflexões sobre conceitos e informações sobre a disponibilidade, distribuição e quantidade de água no planeta.



Também com duas turmas, de 9 a 21 de setembro e de 22 de setembro a 5 de outubro, o curso Comitê de Bacia: Práticas e Procedimentos é voltado para membros de comitês de bacias hidrográficas, agentes gestores de recursos hídricos e demais interessados. A capacitação, com 20 horas, visa a ensinar a dinâmica de funcionamento da estrutura organizacional dos comitês – que funcionam como “parlamentos das águas” nas bacias – para melhorar o processo de gestão destes colegiados.

Entre 9 de setembro e 5 de outubro, acontecerão as atividades do curso Cuidando das Águas, que tem carga de 40 horas. O objetivo é estimular a sociedade a refletir sobre sua responsabilidade no uso sustentável da água. A capacitação também aborda as possibilidades de melhoria da qualidade dos recursos hídricos, em cooperação com setores usuários, organizações não governamentais, governos e entidades de meio ambiente.

Com 20 horas, o curso Lei das Águas ensina os alunos a compreenderem a Política Nacional de Recursos Hídricos, também conhecida como Lei das Águas. Além disso, as atividades abordam os conceitos básicos relacionados à gestão dos recursos hídricos e identificam formas de atuação responsável para o uso e a gestão da água. As turmas acontecerão entre 9 e 21 de setembro e entre 22 de setembro e 5 de outubro.

O curso Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias acontece entre 9 de setembro e 5 de outubro com uma carga de 40 horas. A capacitação busca apresentar aos alunos os instrumentos de planejamento dos recursos hídricos e de gestão de bacias hidrográficas.

Capacitação

A ANA realiza capacitações para as entidades que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e para toda a sociedade brasileira. O objetivo é estimular a conservação e o uso sustentável da água, além da participação cidadã na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos. Em 2013, a ANA capacitou 12.534 pessoas. Para 2014, a expectativa é bater este recorde, com 14,5 mil alunos. Saiba mais no Portal da Capacitação da ANA.

Fonte: Agência Nacional de Águas. em Envolverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário