sexta-feira, julho 11, 2014

Fernando defende aproximação entre universidade e empresas e interiorização do ensino

Foto: Rafael Medeiros

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e presidente da Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc), padre Pedro Rubens, recebeu, na manhã desta sexta (11/07), na Retoria, no bairro da Boa Vista, Recife, a visita dos candidatos da Frente Popular a governador, vice-governador e senador, Paulo Câmara, Raul Henry e Fernando Bezerra Coelho, respectivamente. Em uma conversa descontraída, com a presença de pró-reitores e chefes de departamento, Fernando defendeu a aproximação entre a produção científica das universidades com as empresas, a interiorização do campus e a revisão da legislação brasileira de modo a fortalecer o incentivo às instituições filantrópicas de ensino, como a Unicap.

“É preciso aproximar a universidade com as empresas, com o mundo dos negócios, investindo em pesquisas que tornem essas empresas mais produtivas e criativas. É preciso também levar a universidade para o Interior, e desde já me coloco como um interlocutor para facilitar a ida de cursos superiores para cidades como Serra Talhada, Salgueiro, Garanhuns, Petrolina e outras. E a terceira bandeira é adoção de mecanismo que facilitem a injeção de recursos em universidades filantrópicas, comunitárias”, disse Fernando.

As bandeiras defendidas por Fernando agradaram bastante a comunidade acadêmica. “Esse estreitamento com as empresas é importantíssimo. Hoje, a relação com o setor empresarial se restringe à cessão de estagiários para o mercado. De 10 mil estudantes, 4 mil fazem estágio remunerado. Mas é muito pouco. Podemos colaborar com projetos e pesquisas que sirvam para o desenvolvimento das empresas. Quanto ao financiamento, é importante criar novos mecanismos. Porque, historicamente, as universidades filantrópicas sempre foram vistas como privadas, competindo com as públicas, o que foi um erro”, corroborou o reitor.

O reitor também aproveitou a ocasião para fazer uma apresentação da universidade, com 63 anos de fundação e 32 cursos de graduação, além da pós-graduação, e demonstrou sua empolgação com a recém-implantação de um curso de medicina. No próximo mês, os primeiros 50 alunos aprovados no vestibular começam as aulas. “E desses 50 alunos, 47 são de Pernambuco. Então, eles vão atuar aqui no Estado, nas nossas unidades de saúde”, disse.

Rubens também fez algumas propostas a Paulo Câmara, como a continuação da participação da Católica, a partir de um próximo governo socialista, no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), e um convênio com o governo para construir a Vila Miguel Arraes, para acomodar, de forma diferente das tradicionais casas de estudante, os universitários nas proximidades do campus. O candidato ao governo se comprometeu com as demandas. “Estamos aqui para estreitar as parcerias, e educação é uma prioridade em nossa gestão. Iremos fortalecer as universidades, e continuar investindo na ampliação das escolas técnicas, que chegaremos a 40 unidades em 2015, e nas integrais. De 2007 a 2014, passamos de 6 para 300 escolas com ensino integral”, prestou contas Câmara.

Assessoria de Imprensa de Fernando Bezerra Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário