segunda-feira, novembro 29, 2021

Preservando a história de Tacaratu/PE: O Café com Memória na Casa da Cultura recebe dona Ana de Eva e Sr. João Pequeno para contar suas preciosas memórias



O CAFÉ COM MEMÓRIA NA CASA DA CULTURA recebeu Dona Ana de Eva e Sr. João Pequeno para contar suas preciosas memórias.


Dona Ana falou de seus pais, que trabalhavam na roça e eram marchantes. Contou dos tempos da farinhada e que vostumavam cantar muitas cantigas no trabalho da farinhada. Falou das festas que haviam nas casas, durante a Festa de Janeiri e dos tempos em que os pais não permitiam que as filhas dançassem. Falou com saudade de Sr. Elói e das aulas de pifano e zabumba que aconteciam na sua casa.

Seu João Pequeno, agricultor, falou dos tempos na roça e das colheitas de feijão. Lembrou-se e cantou algumas cantigas e côcos se dançavam nos tempos da colheita do feijão, o côco de rojão, e quando iam levantar as paredes das casas de taipa, uma riqueza!!! Contou também que participava das moagens no Engenho de Zé Benzota, e que não se lembra quem inventou a receita do tijolo de engenho, pois desde criança já existia esse doce.

Foi uma maravilha receber Dona Ana e Seu João, o primeiro homem a participar de nosso projeto.

E quem quiser participar é só marcar com Ângela e Monica na Casa da Cultura ou mandar uma mensagem pro telefone Zap 81.98713.7229 que a gente agenda a entrevista.
Venha simbora tomar um cafezinho com a gente!! Será uma alegria receber a todos!!









Blog de Assis Ramalho
Informação: Prefeitura de Tacarau

Nenhum comentário:

Postar um comentário