segunda-feira, novembro 29, 2021

Vereadores de Petrolândia aprovam denominação de Rua Maria das Graças Augusta a via pública na Quadra 15


Em segunda votação, na sessão ordinária realizada no dia 24/11, a Câmara Municipal de Petrolândia aprovou a designação da Travessa T-30, na Quadra 15, para homenagem a Maria das Graças Augusta. O projeto é de autoria do vereador Ednaldo Cruz Oliveira, o Naldo da Ambulância. Confira abaixo o projeto e a justificativa.

Projeto de Lei nº 1.321 / 2021

Ementa: Dispõe sobre denominação de Logradouro Público e dá outras providências.

A Câmara de Vereadores do Município de Petrolândia, Estado de Pernambuco, através do Vereador Ednaldo Cruz O,m.liveira, faz saber que o Plenário aprovou o seguinte Projeto de Lei:

Art. 1º - Fica o Chefe do Poder Executivo Municipal, autorizado a denominar RUA MARIA DAS GRAÇAS AUGUSTA, a Artéria Pública situada à Travessa T 30, paralela com a Rua Marieta Cavalcante de Souza, Quadra 15 MQ 176, Lote 10, nesta cidade de Petrolândia/PE.

Art. 2º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação , revogando-se todas as disposições em contrário.

Sala das Sessões, em 27 de Outubro de 2021.

Ednaldo Cruz Oliveira - Vereador PSD

Justificativa
Maria das Graças Augusta 

Nascida em Inajá (sítio salgado) no dia 04 de março de 1954, Maria das Graças Augusta foi a primeira filha de Francisco José Augusto e Maria José Augusta. Teve como irmão(a)(s), a sra. Juraci Maria Augusta (residente na cidade Paulo Afonso/BA) e Manoel José augusto (residente na cidade de São Paulo). Maria das Graças Augusta, conhecida por seus amigos como Dadá, chegou em Petrolândia aos seis anos de idade no dia 08 de outubro de 1960. Por conseguinte, estudou na escola Maria Cavalcanti Nunes onde veio a conhecer o seu grande amor, Adolfo José dos Santos, mais conhecido como tuca de zé de aninha (famoso sanfoneiro da época). Casaram-se no dia 27 de março em 1969, onde passou a se chamar Maria das Graças dos Santos e assim iniciou-se, em solo petrolandence, à formação da sua família.

No dia 20 de janeiro de 1971 nascia seu primogênito Adeilton José dos Santos, mais conhecido como Deilton (Guarda municipal residente na cidade de Petrolândia). Em 12 de abril de 1973, nasce sua primeira filha mulher a quem chamou de Adeilma Maria, porém, infelizmente a neném veio a óbito aos nove meses, fato que gerou profunda tristeza tanto em Maria das Graças como no seu esposo Adolfo José. Contudo, para sua alegria, em 22 de setembro de 1974, Maria das Graças deu à luz ao seu terceiro filho, a quem chamou de Aldenir José dos santos, mais conhecido como Demir da Celpe (Eletricista residente na cidade de Petrolândia/PE). Quatro anos após, em 25 de julho de 1978 nasce uma nova filha que leva o nome de Adeilma Maria dos Santos (Musicista residente na cidade de Petrolina/PE). Tal nome lhe foi dado em homenagem a sua irmã, lembrada como uma criança doce e alegre. Em 13 de fevereiro de 1981, nasce Adigina Maria dos Santos (cozinheira no hospital Dr.Francisco Simões de lima residente na cidade de Petrolândia/PE). No dia 17 de dezembro de 1983, nasce seu sexto filho, Anderson José dos Santos, conhecido como Decinho (Eletricista, graduando em educação física residente na cidade de Petrolândia/PE). Por fim, em 04 de junho 1986, nasce sua caçula, Aniedja Maria dos Santos (Dona de casa autônoma residente na cidade de Petrolina/PE). Desse modo, completaram-se os filhos provenientes do seu casamento.

Maria das Graças Augusta foi educada com base no amor e respeito ao próximo, foi uma mulher guerreira no falar e no agir. Como retrato de outras mulheres, Dadá foi uma dona de casa disposta a dar a vida para criar seus filhos da melhor forma. Desse modo, fazia sempre o que encontrasse ao seu alcance para educá-los e orientá-los em ter uma vida digna e honesta. Maria, foi lavadeira de ganhos, profissão antiga cuja renda era usada para ajudar o esposo nas necessidades básicas dos seus filhos. Sempre atenta ao desenvolvimento das crianças na fase escolar, Maria das Graças lutou, como muitas mães, para cuidar dos seus.

Dentre os relatos de infância, seus filhos retratam que ela sempre os lembrava de não esquecer os lápis e cadernos e da importância de estudar.

Sempre amável com todas as pessoas a sua volta, foi parceira, amiga e auxiliava a comunidade enquanto cidadã. Apesar do pouco estudo, Maria das Graças Augusta gostava de se manter informada e acreditava nas oportunidades que os estudos podem oferecer. Maria das Graças dos Santos, nossa Dadá! Foi sonhadora, esposa, mãe e uma avó excepcional. É certo que não há perfeição entre os homens. Mas, a gentileza e a imensidão das qualidades de Maria das Graças, são lembradas com muito carinho por quem a conheceu. Essa mulher de coração lindo foi casada com Adolfo José dos Santos durante trinta e oito anos e com ele deixou a herança mais preciosa que se pode encontrar: uma família! Família que cresce e se ramifica como fruto do amor que eles construíram e cultivaram um pelo outro. Maria das Graças Augusta, veio a falecer no dia 21 de agosto de 2005 deixando muita saudade, mas também muita gratidão no coração dos seus.

Nota dos Netos de Maria das graças Augusta:

Maria das Graças foi uma avó maravilhosa, como uma mãe, sempre cuidou dos netos como sendo seus filhos. Tanto na sua casa como no seu coração sempre houve lugar para mais; mais

um filho, mais um neto, mais um abraço e mais um carinho. Ao aguardar a chegada dos netos, Dadá ansiava e orava ao Senhor pedindo saúde e sendo colo nos momentos difíceis. Sempre atenta, preparava os melhores almoços e não sossegava até ver todos alimentados. Por isso afirmamos o qual feliz é a vida de filhos e netos que possuem lembranças semelhantes a essas, de uma avó e mãe amável e gentil que não será esquecida por aqueles a quem cuidou pois com o seu amor transformou as nossas vidas. Obrigada a nossa linda Dadá!

Herança e descendentes de Maria das graças:



Com amor, Família de Dadá!

Blog de Assis Ramalho
Com texto/fotos da Câmara Municipal de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário