segunda-feira, fevereiro 11, 2019

Aquicultura do São Francisco apresenta pauta de reivindicações ao Governo Federal

Foram solicitadas ações emergenciais para a aquisição de hidrotratores para retirada das macrófitas (baronesas e elódias) aquáticas dos reservatórios de Xingó, Moxotó, Itaparica e Sobradinho. 

Na ultima quinta feira, 07 de fevereiro, uma missão empresarial liderada pela PEIXE SF e Prefeitura de Glória, apresentaram ao governo federal a sua pauta de reivindicações para a atividade da piscicultura da região dos lagos do rio são Francisco.

Pela manhã em reunião com Ana Pellini - Secretária Executiva Ministério de Meio Ambiente (MMA), e com Renato Saraiva - Diretor de Recursos Hídricos e Revitalização de Bacias Hidrográficas do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), foram solicitadas ações emergenciais para a aquisição de hidrotratores para retirada das macrófitas (baronesas e elódias) aquáticas dos reservatórios e a implantação de um sistema público único de monitoramento dos indicadores físico-químicos dos reservatórios de Xingó, Moxotó, Itaparica e Sobradinho. Para o prefeito David Cavalcanti “a retirada das baronesas dos reservatórios é imprescindível para a sustentação e consolidação da atividade da piscicultura que é a maior geradora de empregos e renda para o município de Glória com também para garantir água de qualidade para abastecimento humano e para o turismo de lazer no balneário Canto das Águas”.

A tarde, em reunião conjunta com representantes da aquicultura nacional da PEIXE SP, ACRIPAR – RO, AGP, Prefeitura de Três Fronteiras – SP e o Secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura (MAPA), Jorge Seif Júnior, foram solicitadas ações que promovam a segurança Jurídica dos empreendimentos aquícolas nas águas e lagos da União com a regulamentação e desburocratização dos licenciamentos ambientais e da concessão de outorgas e cessão de uso das águas públicas e ações de apoio à comercialização dos pescados com as liberações dos selos de inspeção ARTE e SISBI.

Para o Presidente da PEIXE SF e gerente da Bahia Pesca “essas ações em conjunto vão garantir a segurança jurídica dos empreendimentos desde a produção até a comercialização da tilápia no mercado regional”. A PEIXE SF também apresentou ao Secretário Seif Junior, além da pauta nacional, a aquisição de hidrotratores para a retirada das baronesas dos reservatórios.

A missão foi bastante proveitosa pois “conseguimos estabelecer um canal de comunicação direta com três Ministérios e suas Secretarias Executivas e os Secretários ficaram bastante sensibilizados com as fotos e os impactos das baronesas nas pisciculturas da região e se comprometeram a atuar junto as demais esferas de governo na resolução das questões apresentadas” concluiu Almeida Júnior.

A missão empresarial contou com o apoio do gabinete do Deputado Federal Mario Negromonte Junior (PP) e foi integrada pelo Prefeito de Glória David Cavalcanti, o presidente da PEIXE SF Anttonio Almeida Júnior, o Diretor da BrasPeixe Mahmoud Wehbi, o representante da Diocese de Floresta – PE e das Associações de Jatobá (PE) Padre Antônio Miglio e o Coordenador Regional do PRORURAL e representante do governo de Pernambuco Kleyton Souza.

PA 24 Horas - Bob Charles
Por: Luiz Brito DRT/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário