segunda-feira, outubro 24, 2016

Tirolez ensina a preparar versão vegetariana de famoso prato árabe

Informe publicitário
O Quibe Vegetariano é leve, saudável e recheado com o nutritivo Creme de Ricota Tirolez (Foto: Divulgação)

No dia 1º de outubro foi comemorado o Dia do Vegetarianismo. A Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, ensina a preparar uma deliciosa versão de um famoso prato árabe: Quibe Vegetariano.

A receita é super prática e fica pronta em cerca de 25 minutos. Em substituição à carne, a massa é cuidadosamente preparada com trigo para quibe, berinjela, nozes e temperos árabes (cominho e pimenta síria). E o recheio leva o nutritivo Creme de Ricota Tirolez misturado com hortelã picadinha.

A berinjela é uma leguminosa muito versátil e utilizada em diversos pratos vegetarianos, já que é fonte de ferro e tem uma consistência mais densa e fibrosa, lembrando muito a textura da carne. Além disso, apresenta um excelente sabor que harmoniza com a leveza das nozes e o toque exótico dos temperos.

O Creme de Ricota Tirolez, por sua vez, é uma ótima opção de recheio para compor este prato e trazer ainda mais saúde. Isso porque o alimento é bem cremoso e rico em proteínas, cálcio e potássio – minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além disso, consumir uma colher deste produto (ou 30g) por dia, em uma dieta de 2.000 kcal, ajuda a atingir 4% da recomendação diária de proteínas.

Caso queira deixar a receita ainda mais leve, a sugestão é utilizar o Creme de Ricota Light Tirolez, com 27% menos calorias e 39% menos gorduras totais, em relação ao Creme de Ricota Tirolez.

Confira abaixo a receita completa e se delicie!

Quibe Vegetariano

Ingredientes

Para o recheio:
- ½ maço de hortelã picada
- 1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez (220 g)
- Sal

Para o quibe:
- 1 ½ xícara (chá) de trigo para o quibe (180 g)
- 2 berinjelas (510 g)
- 1 cebola pequena picada (100 g)
- 2/3 de xícara (chá) de nozes picadas (80 g)
- ½ colher (sopa) de sal
- ½ colher (chá) de cominho
- ¼ de colher (chá) de pimenta síria
- 2 colheres (sopa) de azeite (20 ml)

Como fazer

Recheio:

Passo 1 - Misture bem a hortelã e o creme de ricota. Tempere com o sal e mexa bem. Reserve.

Quibe:

Passo 1 - lave o trigo e escorra.

Passo 2 - Aqueça 4 xícaras (chá) de água (700 ml) e despeje sobre o trigo. Deixe de molho por 30 minutos, coberto com filme plástico.

Passo 3 - lave as berinjelas e faça furos por toda a superfície. Coloque-as em um prato e leve-as ao micro-ondas em potência média por 16 minutos, abrindo a cada 4 minutos para verificar se já estão cozidas.

Passo 4 - Escorra a água do trigo e aperte-o bem em uma peneira para retirar o líquido.

Passo 5 - Abra as berinjelas e, com o auxílio de uma colher, retire toda a polpa. Passo 6 - Bata a polpa no liquidificador até que os pedaços se desfaçam (cerca de 3 minutos).

Passo 7 - Em uma tigela, misture a berinjela, a cebola, as nozes, o trigo, o sal, o cominho e a pimenta síria. Mexa bem com as mãos até que todos os ingredientes estejam bem envolvidos.

Montagem:

Passo 1 - com uma colher (sopa) de azeite, unte uma forma de 27 x 13 cm.

Passo 2 - cubra o fundo da forma com metade da massa de berinjela e alise a superfície com as mãos.

Passo 3 - A seguir, espalhe o creme de ricota e hortelã e cubra-o com a massa restante. Pressione e alise a superfície.

Passo 4 - Faça cortes superficiais horizontais e verticais para marcar o quibe e regue-o com o restante do azeite.

Passo 5 - Asse por cerca de 40 minutos.

Rendimento
8 porções (57 g)

Sobre a Tirolez

Fundada há 36 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade. Tal característica decorre, entre outras causas, do leite de alta qualidade que utiliza em sua produção e do cuidado artesanal e o carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 90 itens e pode ser encontrado em todo o Brasil.
Press à Porter Gestão de Imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário