segunda-feira, outubro 24, 2016

Poços garantem água para comunidades rurais do semiárido pernambucano

Foto: Cássio Moreira/Codevasf

A família da agricultora Luciana Nascimento Souza, que mora no Sitio Umbuzeiro, no Sertão Pernambucano, é uma das 7,5 famílias beneficiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com a perfuração e instalação de poços, um reforço hídrico para quem vive nessa região que sofre com constantes estiagens. Luciana revela que antes da chegada do poço a única maneira de conseguir água era indo de carroça percorrendo uma distância de 6 km até às margens do rio São Francisco.

“Antes a vida era muito difícil porque a gente não tinha água em casa e agora com a abertura dos poços já melhorou bastante porque já temos água para o consumo dos animais, para o plantio, para lavar roupas e até para cozinhar, já diminuiu bastante a nossa dificuldade”, conta.

O Sitio Umbuzeiro está localizado a cerca de 25 quilômetros de Petrolina e é uma das comunidades, localizadas em municípios na área de atuação da Superintendência Regional da Codevasf no estado, contempladas com investimentos para a perfuração, instalação e montagem de poços. De acordo com o engenheiro civil da Codevasf, Ivonaldo Lacerda, ressalta a importância dessa ação.

“Essa ação é muito importante para as pessoas que moram no semiárido nordestino e a Codevasf tem um papel fundamental na implantação dessas tecnologias que mudam de forma considerável a vida dessas pessoas que passam a ter acesso à água sem precisar se deslocarem de suas casas”, diz Ivonaldo.

Até o momento, já são 1.186 poços perfurados e instalados pela Codevasf em 49 municípios, um investimento de cerca de R$ 34 milhões do Orçamento Geral da União destacados por emendas parlamentares. Os recursos federais destinados à Codevasf visam a universalização do acesso água em comunidades rurais difusas.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário