terça-feira, junho 07, 2016

Associação Café com Arte inicia projeto Petrolândia Sustentável com sabão à base de óleo de cozinha



Petrolândia, cidade situada às margens do rio São Francisco, em Pernambuco, tem um novo projeto para reduzir os impactos do descarte de óleo de cozinha. Há quase dois meses, a Associação Café com Arte iniciou a coleta de óleo de cozinha em estabelecimentos parceiros para produzir sabão em barra. A primeira produção começou a ser distribuída nessa segunda-feira (06), com entrega aos parceiros do projeto Petrolândia Sustentável.

O projeto idealizado por Fátima Belém, presidente da Café com Arte, está em fase experimental. O objetivo é testar a viabilidade da fabricação do sabão e repassá-lo a uma associação de mulheres, em comunidade carente, para geração de emprego e renda. Assim, o projeto une a preocupação com a preservação do meio ambiente à ação social, com foco no empoderamento da mulher. 

O processo de fabricação é artesanal. A mistura de óleo e soda cáustica é batida em uma máquina improvisada, adaptada por Expedito Belém para a associação. "Nosso maior gargalo para produzir o sabão é a soda cáustica, em torno de R$ 10,00 o quilo", afirma Fátima Belém, que busca novos parceiros tanto para coleta de óleo quanto para colaboração com a doação de soda cáustica.

Apesar de não haver custo para a doação de óleo, pois até os baldes para coleta podem ser deixados pela associação no ponto de coleta, Fátima Belém afirma que algumas pessoas consultadas para serem parceiras no projeto declararam "preferir jogar o óleo na pia". Segundo estatísticas, um litro de óleo de cozinha pode poluir cerca de 10.000 a 25.000 litros de água, mas algumas fontes dizem que um litro de óleo pode poluir até um milhão de litros de água. Além do risco de poluir nosso maravilhoso manancial, o Lago de Itaparica, o descarte incorreto do óleo também provoca o entupimento da rede de esgotos e do encanamento de sua casa, o que acarreta em inconvenientes e despesas.


Hoje (07), a direção do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima divulgou sua adesão à coleta de óleo, com a disponilização de coletor na entidade. O Hospital já é parceiro de primeira hora do projeto com a doação de embalagens de material de limpeza para uso na coleta junto aos parceiros.

Quer ser parceiro do projeto Petrolândia Sustentável? A Associação Café com Arte está situada na Rua São Francisco, no Centro de Petrolândia. O telefone para contato é (87) 99950-1367.

Ver mais fotos>Associação Café com Arte: sabão feito com óleo de cozinha


Notícia relacionada
>Associação Café com Arte realiza coleta de óleo de cozinha para projeto Petrolândia Sustentável

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier e Associação Café com Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário