terça-feira, maio 10, 2016

Petrolândia: Fisioterapeuta Dr. Jefferson Técio esclarece dúvidas sobre a artrose



O que é? A artrose é uma doença de caráter inflamatório e degenerativo provocada pelo desgaste da cartilagem que revestem as extremidades ósseas, causando dor e diminuição, podendo levar a deformidades articulares.

Podendo ser de 2 tipos:
Primária: Sua causa é desconhecida e a doença afeta a cartilagem de uma articulação anteriormente sadia;
Secundária: É um processo degenerativo da cartilagem articular, precipitado por fatores, como: doença reumática pré-existente; joelhos tortos desde a adolescência; quadril com problemas congênitos ou adquiridos na infância; fraturas que comprometem as articulações e doenças que atingem a cabeça do fêmur (osteonecrose), um problema que acomete os vasos sanguíneos ósseos.
Causa: Envelhecimento, excesso de peso ou de trabalho na articulação acometida, atividades que exijam movimentos repetitivos sobre a articulação (como saltos) realizados de forma incorreta por um tempo prolongado e histórico familiar são fatores desencadeantes da artrose. Lesões prévias de ligamentos, menisco ou cartilagem também podem acelerar o processo de degeneração articular, levando a deformidades.

Sintomas: Dor no joelho que piora com esforço, rigidez matinal, dificuldade em apoiar o peso do próprio corpo sobre o joelho lesionado, inchaço (edema) e perda de função.

Diagnóstico e exames:
Exame físico detalhado, auxiliado por exames de imagem como raio-X das articulações afetadas.

Tratamento:
A fisioterapia é um dos principais meios de tratamento para pacientes com dor no joelho ocasionada por osteoartrose. O protocolo de reabilitação baseia-se em controle da dor e edema com recursos de Eletrotermofototerapia, correção biomecânia com exercícios de fortalecimento muscular, elasticidade, equilíbrio e treino sensório-motor. Quando o grau de artrose é avançado, apresentando deformidades angulares do joelho, o tratamento cirúrgico pode ser indicado com osteotomias corretivas e, principalmente, substituição da articulação com próteses (artroplastias totais de joelho).

Dr. Jefferson Técio
Fisioterapeuta

Fonte: Ideal Laboratório

Nenhum comentário:

Postar um comentário