terça-feira, maio 10, 2016

Analista ambiental do ICMBio destaca objetivos do PAN São Francisco

Foto: Codevasf/Divulgação

O analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Cláudio Rodrigues Fabi, responsável pela coordenação do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção da Fauna Aquática da Bacia do Rio São Francisco, ressaltou, nesta terça-feira (10), os principais objetivos do chamado PAN São Francisco.

O trabalho é uma iniciativa do ICMBio voltada para ações de conservação de oito espécies de peixes ameaçados de extinção e seis espécies quase ameaçadas, todas nativas da Bacia do São Francisco. De acordo com o analista ambiental, o plano já está em andamento e estão programadas reuniões com o objetivo de monitorar a execução do Plano. “Essa primeira reunião de monitoria do PAN São Francisco foi realizada em Três Marias com o apoio da Codevasf. Nossa intenção foi, também, de divulgar o plano nessa região”, disse.

Cláudio Rodrigues Fabi explica que, a partir do momento da publicação da portaria contendo espécies ameaçadas, a pesca fica proibida, interferindo na vida do pescador. “Os principais motivos que contribuíram para a extinção de peixes, como o pirá, foram a construção de barragens, a poluição dos rios e a supressão de vegetação nativa da área da beira dos rios. Nossa intenção é convocar os pescadores dessa região do São Francisco para nos auxiliar na conservação do rio e para retirar os peixes da lista de extinção”, explica. “O que nos interessa é que o rio tenha peixe e que ele possa ser pescado, mas, no momento em que essa espécie está ameaçada, ela não pode ser pescada”, finaliza.

O PAN São Francisco tem o objetivo geral de aprimorar o conhecimento sobre as espécies ameaçadas e mitigar as atividades impactantes, promovendo a conservação e a recuperação da fauna aquática da bacia do rio São Francisco. As ações estão programadas para um prazo de cinco anos a partir da publicação da Portaria nº 34, datada de 27 de maio de 2015, que aprovou o plano. Ouça: https://soundcloud.com/codevasf/analista-ambiental-do-icmbio-destaca-objetivos-do-pan-sao-francisco

Mais informações: http://www.codevasf.gov.br

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário