sábado, fevereiro 20, 2016

Petrolândia: Associação Café com Arte apoia a realização da Fenahall e leva artesanato do município a novo patamar

A pequena notável Fátima Belém coloca o artesanato de Petrolândia em destaque (Foto: Divulgação)

No período de 08 a 17 de janeiro deste ano foi realizada no Classic Hall, em Olinda, a décima terceira edição da Fenahall. A feira de artesanato é iniciativa privada, com apoio de patrocinadores de diversos setores. Este ano, para orgulho do município, Associação dos Artesãos de Petrolândia (Café com Arte) elevou sua participação ao patamar de realizadora do evento, com apoio financeiro obtido junto a patrocinadores. Um dos copatrocinadores, a Empetur, deu publicidade, no Diário Oficial do Estado de Pernambuco dessa sexta-feira (19), ao valor aprovado para a Associação, no montante de R$ 300 mil.

Os recursos são usados única e exclusivamente no pagamento de despesas com a realização da Feira de Artesanato. O retorno pelo apoio ao evento, além das boas vendas realizadas durante os 10 dias da feira nacional de artesanato, com participação também de artesãos do Exterior, a Café com Arte pôde escolher um estande maior e mais confortável para sua exposição deste ano. Com antecedência, os artesãos pagaram o aluguel do estande este ano, mas em 2017 o espaço deverá ser cedido sem ônus para a Associação.

Apesar de a Café com Arte ter sido a única associação de artesãos organizada e legalizada, habilitada à época para captar apoio à realização da Feira, a pequena notável Fátima Belém, modesta, minimiza o feito e diz achar isso "tão simples". Mas a presidente da Associação tem razão de não reclamar de burocracia e dificuldades no financiamento de projetos. Com auxílio de consultorias, entre elas o Sebrae, aliadas à inquebrantável persistência da artesã, a Café com Arte já conta 16 projetos federais aprovados e realizados, e se firma como modelo de profissionalismo e empreendedorismo no setor de artesanato, com a meta de alcançar a sustentabilidade da atividade no município.

Neste momento, às portas de março, a Café com Arte já prepara material para a maior exposição de artesanato em Pernambuco, a Fenearte, que chega à sua 17ª edição em julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Associação Café com Arte e Diário Oficial de Pernambuco

Um comentário:

  1. Matéria linda, orgulho de fazer parte dessa associação e de ver o artesanato valorizado!

    ResponderExcluir