sábado, fevereiro 20, 2016

Codevasf e engenheiros do Exército norte-americano promovem curso de capacitação em projetos de recursos hídricos

Treinamento de uma semana aconteceu em Brasília-DF (Foto: Cássio Moreira/Codevasf)

Um grupo de técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Ministério da Integração Nacional (MI) participou de curso ministrado pelo Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (Usace), na sede da Codevasf, em Brasília, sobre planejamento de recursos hídricos. O treinamento, que teve início no último dia 15, foi encerrado nesta sexta-feira (19), com a presença do presidente da Companhia, Felipe Mendes, e do diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Eduardo Motta.

O objetivo do curso foi fornecer aos participantes uma visão geral do planejamento em recursos hídricos e do processo de desenvolvimento de projetos usados pelos engenheiros do Exército norte-americano. A ênfase foi explicar os seis passos fundamentais que o Usace utiliza para planejar qualquer projeto de recursos hídricos, em larga ou pequena escala.

“Essa troca de experiências entre a Codevasf e o Usace é muito importante para ampliar nossos conhecimentos sobre a bacia do rio São Francisco. Apesar das diferenças entre Brasil e EUA, as tecnologias usadas e os processos desenvolvidos podem ser úteis nos nossos projetos”, destacou o presidente Felipe Mendes.

Os instrutores do treinamento foram os projetistas norte-americanos do Usace Todd Boatman e Matt Rea, que possuem larga experiência com planejamento de recursos hídricos nos Estados Unidos e em outros países. “Eu estou muito impressionado com o conhecimento técnico e o engajamento dos engenheiros da Codevasf ao participar do curso”, avaliou Boatman.

Durante o curso, os instrutores e participantes também trocaram ideias sobre como planejar projetos de uso de recursos hídricos. “Acredito que a transferência de conhecimento entre a Codevasf e o Usace ajuda os dois países a melhorar o planejamento de projetos em recursos hídricos”, avaliou Rea.

No treinamento, os técnicos da Codevasf das áreas de Revitalização de Bacias Hidrográficas, Gestão de Empreendimentos de Irrigação e Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura, além dos técnicos do MI, receberam informações sobre princípios de planejamento das obras civis, discussão das diferenças entre Brasil e EUA, considerações ambientais no Brasil, Lei de Política Nacional do Meio Ambiente e outros temas ligados ao assunto.

Parceria

Desde 2012, a Codevasf mantém uma cooperação técnica com o Usace nas áreas de projetos de navegação e engenharia fluvial na bacia hidrográfica do rio São Francisco. “Essa parceria é voltada para o desenvolvimento da hidrovia do rio, por meio do controle de processos erosivos, da melhoria de navegabilidade e da contenção de margens. Outros órgãos já estão interessados nesses conhecimentos e reconhecem os resultados dessa parceria”, afirmou o diretor Eduardo Motta.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário