sábado, fevereiro 20, 2016

Centro de Educação Socioambiental da Compesa em Arcoverde recebe doações de materiais recicláveis


Material é usado em oficinas de artesanato oferecidas à comunidade

Quem tem em casa garrafas de vidro e de plástico ou rolos de papeis alumínio e toalha sem serventia pode ajudar a transformar vidas e ainda preservar o meio ambiente e a saúde. O Centro de Educação Socioambiental (Cesac) da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em Arcoverde, Sertão do estado, está recebendo doações desses materiais para utilizá-los em oficinas de artesanato a partir de artigos recicláveis. As doações podem ser feitas via malote ou na própria sede do Cesac, na Rua Augusto Cavalcanti, 513, Centro.

Todo o material reciclável recolhido é utilizado nas oficinas que o Cesac promove, gratuitamente, para a comunidade local. Nelas, os alunos, a maioria idosos, mulheres, adolescentes e crianças, aprendem a confeccionar objetos de decoração e utilidade doméstica e outros artigos que podem representar uma fonte de renda no futuro. O que é produzido nas aulas fica com os alunos. Quando há sobras, estas são distribuídas como brindes em eventos realizados pela Compesa.

Conciliar educação ambiental e responsabilidade social sempre foi a marca do Cesac desde sua criação, em março de 2014. Portanto, essa é mais uma ação que o centro está promovendo dentro desse escopo. “Além de contribuir para a formação dessas pessoas, quem doa garrafas ou rolos de papel evita que esses materiais sejam descartados no lixo comum e acabem poluindo o solo ou cursos d’água”, observou a assessora de Articulação Social e Relações Públicas da Compesa, Fabíola Coelho.

A doação de garrafas de vidro e PETs é, também, uma aliada na preservação da saúde pública. Isso porque esses recipientes, quando vazios e sem utilidade, muitas vezes servem de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. “Com a epidemia que estamos vivenciando, toda medida que vise eliminar os focos de proliferação do mosquito deve ser incentivada e essa é mais uma”, ressaltou Carmem Tavares supervisora do Centro.

Referência – Com quase dois anos de existência, o Cesac já se tornou referência em práticas de sustentabilidade social e ambiental no interior do estado. Além de uma visão diferenciada sobre como abordar a comunidade e sensibilizá-la para o tema do saneamento, o Cesac, que atende, em média, 200 pessoas por mês, tem estimulado a consciência ambiental entre os moradores e até contribuído para a formação pessoal e profissional deles.

Compesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário