sábado, 20 de fevereiro de 2016

IPA ensina agricultores a produzir geleia de jabuticaba em Afogados da Ingazeira


O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) promoveu, no dia 11 deste mês, treinamento para produção de geleia de jabuticaba no Sítio Opa, em Afogados da Ingazeira. Além dos proprietários, Manoel Santana e Maria Santana, também participaram agricultores de propriedades vizinhas.

A extensionista do escritório do IPA de Afogados da Ingazeira, Maria do Socorro (Koka), ministrou o treinamento, auxiliada pelo extensionista, Osvaldo Ribeiro. “O Objetivo é alcançar o melhor aproveitamento da grande produção de Jabuticaba, aumentando a renda das famílias produtoras”, explicou Maria do Socorro.

Atualmente, parte da produção de jabuticaba de Afogados da Ingazeira é desperdiçada, pois seu período de produção é muito curto (menos de 30 dias). “Além disso, a colheita fica prejudicada em razão de o fruto ser muito perecível”, enfatizou.

A produção é comercializada in natura, em feiras livres da região. “Uma alternativa é a produção de geleia de jabuticaba, que apresenta excelência no sabor, valor financeiro agrgado e pode ser armazenada durante meses”, concluiu o extensionista, Osvaldo Ribeiro.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário