quinta-feira, fevereiro 25, 2016

Jatobá: Secretaria Municipal de Educação realiza Projeto Escola e Família 2016

Foto: Ascom PMJ/Divulgação

A atual administração municipal tem como um dos planos de governo investir numa educação de qualidade para nossas crianças e proporcionar a integração efetiva entre a escola e a família. A Prefeitura de Jatobá, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, realizou na Escola Municipal de Jatobá, na sexta-feira passada (19), o Projeto Escola e Família, com o tema 'Família na escola: Além do ler, escrever e contar'.

O Projeto Escola e Família pretende debater sobre a importância da presença da família no processo de escolarização das crianças de maneira favorecer a construção de parceria no desenvolvimento das ações que favoreçam o sucesso escolar e social das crianças atendidas pela instituição. O projeto tem como intuito promover uma interação significativa com os pais, os professores, os alunos, visando oportunizar vivências que possibilitem o refletir sobre o processo de desenvolvimento das crianças, para que possam assumir o compromisso com a aprendizagem informal e formal das crianças e adolescentes, colaborando com a construção de horizontes, que terão posteriormente impactos positivos em suas vidas.

A LDB 9394/96 traz o conceito de educação como sendo além da educação formal, pois, é na família que a criança construirá valores que serão incorporados ao longo da vida e onde ocorre o primeiro processo de socialização que lhes permitirá traçar caminhos futuros. Conseguir trazer a família para a escola ampliará os conceitos formulados pela criança e ainda permitirá conhecer a sua cultura pessoal para que a escola possa valorizá-la. Pensando assim, há necessidade de estarmos estreitando laços entre escola e aqueles que dela participam direta ou indiretamente, a família, uma vez que procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola se envolvendo e participando com seus filhos. O Projeto Escola e Família têm como objetivo desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da autoestima a fim de aproximá-los dos princípios desenvolvidos na escola como solidariedade humana, respeito, democracia, inclusão entre outros, para que possam argumentar sobre eles.

Dentre as atividades realizadas no projeto destacamos as palestras e oficinas em forma de carrossel, ambas realizadas pelos professores da Escola Municipal de Jatobá. A programação aconteceu durante os períodos da manhã e tarde, as palestras foram ministradas pelo professor Sandro e a professora Alzenir e as oficinas pelos professores: Zefinha, Zuleide, Wiviana e Givanilda (tema: afetividade); Alex, Janeide, Valdenice e Luciene (tema: ética e cidadania); Rita, Anália, Lionete e Vera (tema: família, primeira escola da criança); Graça, Fátima e Cristina (tema: meio ambiente e palestra: mosquito Aedes aegypti, dia D de mobilização).

Ascom Prefeitura Municipal de Jatobá/Portal Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário