quarta-feira, janeiro 27, 2016

Petrolândia: Vacinação de meninas de 9 a 13 contra HPV acontece nesta sexta (29) na Praça de Alimentação


A Prefeitura de Petrolândia, por meio das Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, com apoio da equipe do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima/Programa Nacional de Imunização e Casa das Juventudes, promove nesta sexta-feira (29), ação de vacinação contra o HPV.

O evento acontecerá na Praça de Alimentação, com início às 19h00, em clima de folia com o "grito" de Carnaval, prévia carnavalesca com a Orquestra Jovem do SCFV.

Devem ser imunizadas meninas de 9 a 13 anos de idade que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose da vacina.

Em 2016, o Ministério da Saúde alterou o esquema vacinal contra HPV. A vacinação é feita em 2 doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos. Anteriomente eram aplicadas três doses, com intervalo de seis meses.

A vacina contra o HPV (human papillomavirus) previne a transmissão do vírus causador do câncer do colo do útero, contraído por relações sexuais, contato direto com peles ou mucosas infectadas e no momento do parto. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina protege, em até 98,8%, contra quatro subtipos do HPV, sendo que dois deles são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo.

Apesar de amplamente divulgados diversos boatos sobre supostos efeitos colaterais da vacina contra o HPV, os efeitos colaterais mais frequentes à vacina são mal estar semelhante à gripe e dor no local da injeção que não é intensa. Não há morte registrada pela aplicação da vacina.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria de Saúde de Petrolândia, Coordenação do PNI no Município, Ministério da Saúde e HPV Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário