segunda-feira, novembro 09, 2015

Estudantes da Rede Pública Estadual de Pernambuco são campeões e vices na VII Jornada de Foguetes

Competição nacional foi realizada no município de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Estudantes da Rede Pública Estadual entraram para o grupo dos campeões e vice-campeões na VII Jornada de Foguetes, evento encerrado no início desta semana, na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Divididos em duas turmas, formadas por equipes de instituições de ensino de todo país, os estudantes da Escola Técnica Estadual Célia Alves de Souza Arraes de Alencar, em Bonito, ficaram no grupo de elite da competição. Os estudantes conquistaram medalha de ouro com o lançamento do foguete “Celeripts”, mesmo nome da equipe, a uma distância de 147,7 metros. As equipes “Rasga Jaca”, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Regina Pacis, do município de Palmeirina, e a “Gravidade Zero”, da EREM Luiz Alves da Silva, de Santa Cruz do Capibaribe, foram vice-campeãs, com lançamentos de, respectivamente, 115,2m e 106,3m.

Organizado pela Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog), o evento pretende incentivar a aprendizagem. O professor de Biologia e Química da EREM Regina Pacis e orientador da equipe “Rasga Jaca”, Givaldo Paulo Barbosa, ficou satisfeito com o resultado. “Os alunos ficaram encantados em participar de uma competição em nível nacional e, principalmente, de conseguir um ótimo resultado na Jornada. Isso mostra o potencial dos alunos da rede pública, que conseguem competir em pé de igualdade com instituições que possuem melhor estrutura técnica. Para mim, como professor, foi uma experiência ótima”, disse completando que os alunos já são exemplo para os demais estudantes da escola. “Esses estudantes estão com a autoestima elevada e estimulando os demais a participarem dessa competição no próximo ano”.

Já o professor-orientador da equipe “Celeripts”, Luiz Fernando Melo, destacou as vitórias conquistadas pela equipe na competição. “Somos bicampeões, em 2014 e este ano. Com isso, fomos conhecidos lá como uma das melhores escolas da Jornada”, comemorou.

A VII Jornada de Foguetes reuniu mais de 100 equipes de instituições de ensino públicas e privadas do Brasil. Essas equipes alcançaram com seus foguetes, em suas etapas regionais, pelo menos 140 metros de distância para conseguir a classificação para esta etapa nacional. A prova nacional consiste no lançamento de foguetes confeccionados pelos próprios estudantes e professores, a partir de garrafas PET, e as bases de lançamento têm como matéria-prima canos em PVC.

As premiações consideram as distâncias alcançadas por cada equipe. São realizados dois lançamentos por equipe e a comissão julgadora considera a de maior alcance. Após registrar todos os lançamentos, é feito um cálculo para estabelecer as referências para as premiações dos grupos campeões, vice-campeões e de menções honrosas.

A equipe “Rasga Jaca”, é formada pelos estudantes Emerson Júnior de Souza Xavier e José Adrian Valentim com o professor Givaldo Paulo Barbosa. Já a “Gravidade Zero” tem como integrantes os estudantes Maria Laudivânia Monteiro Silva, Beatriz Oliveira de França e João Pedro Maia, orientados pela professora Maria da Silva Rodrigues Gomes. A equipe “Celeripts” é composta pelos alunos Marcelo Manoel de Carvalho Filho, Henrique Santana dos Santos, com o professor Luiz Fernando Alves de Melo.

Ascom Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário