quinta-feira, outubro 15, 2015

Lucas Ramos destaca momento positivo para exportação de frutas

Parlamentar afirma que, com a alta do dólar, os produtores da fruticultura irrigada têm a oportunidade de reconquistar o espaço no exterior

A alta do dólar traz preocupações para a economia brasileira, mas sempre há o lado positivo: é a hora de aproveitar a valorização da moeda norte-americana e exportar. Pensando nisso, o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) discursou nesta quinta-feira (15/10) no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco e defendeu o fortalecimento da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco de olho em compradores estrangeiros.

“Temos a expectativa de aumentar em 15% o volume de exportação de uva e manga produzidas nos municípios do Sertão do São Francisco e queremos incentivar a cadeia produtiva para aumentar essa participação”, declarou o deputado. Além do dólar favorável, os exportadores apostam na retomada da economia europeia para dar vazão à produção de uva, que deve chegar a 150 mil toneladas nesta safra.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores do Vale do São Francisco, José Gualberto, “os produtores querem voltar ao mercado externo, mas é um processo lento (...), terão que ser reestruturados os canais de exportação”. Uma alternativa defendida pelo deputado Lucas Ramos é a utilização da estrutura oferecida no Porto de Suape, desde que seja facilitada a logística para escoamento da produção e consequente exportação. Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco avaliam as mudanças necessárias para que Suape seja competitivo na exportação de frutas.

VINHUVA - Na última semana, durante a realização da Vinhuva Fest em Lagoa Grande, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Thiago Norões, reforçou a articulação entre os setores produtivos da fruticultura irrigada. Ao lado de empresários, lideranças políticas da região e o apoio do deputado Lucas Ramos, o secretário deu o primeiro passo para uma reaproximação dos exportadores com o Porto de Suape. “Construímos juntos uma agenda de palestras, reuniões, fóruns e visitas técnicas em Petrolina e Lagoa Grande para animar os produtores e estimular o trabalho voltado para a exportação”, comenta o parlamentar, que não compareceu ao evento por estar acompanhando os primeiros dias das filhas gêmeas Mariana e Isabela.

Assessoria de Imprensa do deputado Lucas Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário