quinta-feira, outubro 15, 2015

Barragem de Itaparica mantém volume útil em 10,71%; Sobradinho tem menos de 7% de reserva

De acordo com boletim de acompanhamento da bacia do rio São Francisco, divulgado nesta quarta-feira (14), na Sala de Situação da Agência Nacional de Águas (ANA), com dados referentes ao dia anterior, o lago de Itaparica, após haver registrado 10,51% de volume útil, mantém-se estável em 10,71%, segundo Chesf/ONS. O reservatório está próximo do esgotamento do volume útil para geração de energia da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, em Petrolândia.

As represas de Três Marias e Sobradinho prosseguem com defluência (saída de água) em volume bastante superior ao que recebem. O volume útil estimado em Três Marias, na segunda-feira, foi de 18,78%, enquanto em Sobradinho o valor foi de 6,76%, com acelerada perda de volume, para manter a vazão do rio próximo aos 900 m³/s. 

Há registro de vazões de quase 1.100 m³/s apenas no abençoado trecho entre Petrolina e Juazeiro. Segundo a Chesf, "em virtude do efeito regularizador de vazões que o armazenamento em Sobradinho viabiliza, o trecho de rio situado a jusante desse reservatório registra vazões superiores àquelas que afluem ao citado aproveitamento".

No mesmo relatório de acompanhamento mensal das vazões reduzidas, disponibilizado pela Chesf em setembro, "o armazenamento no Reservatório de Sobradinho, em 31 de agosto de 2015, igual a 12,5% de volume útil, corresponde ao nível mais baixo já registrado no seu histórico de operação, para esta data. Inferior inclusive, ao armazenamento observado na citada data para os dois anos em que houve racionamento de energia, quais sejam: 1987 (33,6% VU) e 2001 (15,0 % VU)."

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da ANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário