sexta-feira, outubro 02, 2015

Comitês expõem seus problemas e boas experiências

Rio Gorutuba (Foto: Aroldo Cangussu)

“O nosso rio era um rio caudaloso, lindo…hoje não existe mais nada. O principal tributário está sendo limpo com enxada para esperar a próxima chuva”. O lamento da secretária do Comitê do Jequitai, e Pacui (MG), Sirleia Drumond, não foi uma manifestação isolada durante o III Encontro do CBHSF e Afluentes do São Francisco, que aconteceu nesta quarta-feira (23.09), no auditório do Hotel Confort Suites, em Brasília. Ao longo da exposição de representantes de comitês de Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Pernambuco, a tônica foi a crise hídrica e suas graves conseqüências para os municípios ribeirinhos desses estados.

Como disse Sirleia Drumond, “é preciso lembrar a todos que o semiárido mineiro é maior do que o estado de Sergipe”. Seu alerta recebeu o reforço de outros representantes de comitês de Minas Gerais onde a escassez hídrica é uma constante: “Nosso rio está sendo desrespeitado e nosso comitê luta com dificuldades para sobreviver”, protestou Denes Martins da Costa, presidente do Comitê do Rio Paraopeba, afluente localizado no Sudeste de Minas Gerais, com uma bacia que ocupa cerca de 13 mil km2.

Ao longo do encontro, diversos outros comitês participantes fizeram apresentações, de dez minutos cada um, para falar tanto dos problemas como também dos bons resultados obtidos em projetos desenvolvidos. Neste último caso, o presidente do CBH Salitre, Almack Luis Silva, foi congratulado pela recuperação obtida nas nascentes da região, graças a uma estratégia de cercamento intensivo das áreas mais vulneráveis. “Foi um trabalho que devolveu as matas ciliares, trazendo vida e proteção aos rios da região”, disse Almacks, que teve sua apresentação aplaudida, recebendo elogios do secretário do CBHSF, Jose Maciel Oliveira:

– Obras como essa que vemos no Salitre mostra a importância do trabalho de recuperação hidroambiental viabilizado pelo Comitê do São Francisco com os recursos da cobrança”, finalizou o secretário.

Para mais informações e imagens do III Encontro de Afluentes São Francisco, acesse: http://cbhsaofrancisco.org.br/encontro-possibilitou-integracao-dos-afluentes-do-sao-francisco/

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário