sexta-feira, setembro 11, 2015

Prefeitura inscreve para cursos do Pronatec Brasil Maior na próxima semana


A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário, abrirá inscrições na próxima semana, entre os dias 14 e 16/09, para três cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade Brasil Maior, ofertadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Além das vagas destinadas e já preenchidas por funcionários que fazem parta das empresas do setor produtivo da cidade, há vagas remanescentes, abertas ao público em geral, nos cursos de padeiro (20 vagas), confeiteiro (16 vagas) e Operador de Tratamento de água e efluentes (15 vagas). Todos os cursos serão ministrados pelo Senai, localizado na Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, sempre no período da noite (de 18h as 22h), de segunda à sexta-feira.

Os candidatos às vagas devem realizar a pré-inscrição na Central de Cursos, que está funcionando temporariamente no Centro de Convenções Nilo Coelho (Sala de Reuniões - Térreo), enquanto o Parque Josefa Coelho passa por reformas, como orienta a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Célia Regina. Os interessados devem comparecer no local portando os documentos pessoais (RG, CPF) comprovante de residência, comprovante de escolaridade e uma foto 3X4, no horário de atendimento, de 8h as 13h.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção, lembra que ainda há mais 30 cursos do Pronatec Brasil Maior já autorizados para este semestre, cujas inscrições devem ser abertas em breve. Para os três cursos já abertos, a previsão de início das aulas é 05/10.

QUADRO DESCRITIVO DAS VAGAS E REQUISITOS EXIGIDOS 
Cursos
Descrição / requisitos
Padeiro
240 horas – 20 vagas (público em geral)
Pré-requisito: Ensino Fundamental I (1º a 5º) - Completo - 18 anos.

Elabora produtos de panificação como pães, biscoitos e bolos simples. Domina técnicas de fermentação de massas, forneamento e as proporções de pré-misturas. Confecciona pães artesanais. Realiza o controle de qualidade dos produtos. Aplica os princípios das boas práticas de manipulação de alimentos e zela pelas condições de segurança no local de trabalho.
Confeiteiro
220 horas – 16 vagas (público em geral)
Pré-requisito: Ensino Fundamental II 6º a 9º)  - 16 anos.

Elabora produtos de confeitaria, por meio do preparo de massas, coberturas e recheios. Contribui no controle de qualidade das matérias primas e dos produtos finalizados. Prepara, monta e finaliza produtos. Realiza a preparação de geleias, massas diversas, cremes, caldas, glacês, merengues, chocolates, caramelos e sobremesas. Executa a mise-en-place, segue os princípios das boas práticas de manipulação de alimentos e zela pelas condições de segurança no local de trabalho.

Operador de Tratamento de água e efluentes
180 horas – 15 vagas (público em geral)
Pré-requisito: Ensino Fundamental I (1º a 5º) – Completo – 16 anos.

Monitora e controla sistemas de tratamento de águas e efluentes. Monitora o recebimento de resíduos industriais e urbanos. Operam fornos de incineração. Controla o processo de tratamento de água e efluentes. Realiza amostragem de resíduos e efluentes. Dosa soluções químicas. Operam equipamentos. Documenta dados do processo de tratamento. Controla materiais e produtos utilizados na estação de tratamento de água, efluentes e resíduos industriais.

 Texto: Ricardo Alves/Ascom PMP/Sedesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário