sexta-feira, setembro 11, 2015

Facepe divulga​ ​do julgamento para o edital ao combate de ataques de tubarões em Pernambuco

A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado - Facepe -, em parceria com a Secretaria de Defesa Social - SDS -, por meio do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões - Cemit -, torna público o resultado do edital "Estudos e Pesquisas para Políticas Públicas Estaduais - Prevenção e mitigação de incidentes de tubarões em Pernambuco”. Após análise de seis propostas recebidas, o tema aprovado é “Monitoramento automático de banhistas na faixa segura da praia” com valor aproximado de R$32 mil.

​C​om autoria do coordenador Valmir Macário Filho – UFRPE -,​ o projeto aprovado​ tem o objetivo de desenvolver o protótipo de um sistema para rastreamento automático de objetos a partir de imagens de câmeras com aplicação ao reconhecimento e rastreamento de banhistas nas praias da Região Metropolitana do Recife. A utilização desse sistema permitirá que um alerta seja emitido caso algum banhista ultrapasse um perímetro considerado seguro.

O projeto será desenvolvido em 18 meses e terá execução acompanhada por relatórios técnicos, com visitas​ de técnicos ou consultores do comitê gestor do programa​ nos laboratórios do departamento de estatística e informática ​- ​DeInfo​ -​ ​UFRPE, além da participação do coordenador em seminários de acompanhamento e avaliação, organizados pela Facepe e SDS.

Clique aqui e confira o resultado.

Ataques de tubarão
– De acordo com o Cemit, de 1992 até a presente data, o índice do Registro Internacional de Ataques de Tubarão teve alta com relação a décadas anteriores, com 60 ataques de tubarões, na RMR e Jaboatão dos Guararapes, e 40% de casos que resultaram em morte. Além da degradação generalizada dos ambientes marinhos, a área é a região que apresenta maior densidade demográfica do país e uma alta densidade populacional no litoral, cerca de 900 hab/km², que contribui para o aumento de banhistas, surfistas e atividades na orla, propiciando maior interação entre o tubarão e o homem.

Ascom Facepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário