sexta-feira, setembro 11, 2015

Petrolândia supera a meta de imunização contra a pólio na campanha de vacinação encerrada ontem (10) em Pernambuco

Além da vacinação, a campanha atualizou a Caderneta de Vacinação das crianças (Foto: Assis Ramalho)

Fotos: Secretaria de Saúde de Petrolândia/Divulgação


A campanha de vacinação contra a poliomielite foi encerrada ontem (10) em Pernambuco, após prorrogação por não atingimento da meta de cobertura vacinal no dia 31 de agosto. Em Petrolândia, a campanha terminou no dia anterior. Segundo informações colhidas pelo Blog de Assis Ramalho junto à Secretaria Municipal de Saúde e à Coordenação do PNI (Programa Nacional de Imunização) no município, a meta foi superada este ano, com registro de 103,2%.

Silvania, coordenadora municipal do PNI, informou que o prazo de vacinação foi prorrogado pelo Ministério da Saúde para o dia 4 passado e a Secretaria Estadual para o dia 9, período em que houve divulgação da vacinação, inclusive com busca ativa de crianças para imunização, em ações feitas em parceria pela Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação Municipal do PNI e Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima. O símbolo da vacinação contra a poliomielite, o Zé Gotinha, com desfile em carro aberto e apoio de carro de som, visitou áreas da cidade para divulgar a vacinação.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para Pernambuco era vacinar 95% (594.401) das crianças da faixa etária prioritária. Ao todo, 601.680 meninos e meninas, com idade entre 0 a menos de 5 anos, foram imunizados contra a doença, o que representa 96,16% do público alvo. Em todo o Brasil, foram aplicadas 11,6 milhões de doses da vacina e a cobertura de Pernambuco superou a média nacional, que foi de 91,34%, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. O órgão informa aos pais e responsáveis que, mesmo com toda a mobilização em torno da campanha, ainda não vacinaram seus filhos contra a pólio, que os postos de saúde estão abastecidos com a vacina. 

A imunização é importante para evitar problemas de saúde irreversíveis à saúde das crianças, já que a doença afeta os nervos e pode levar à paralisia. A poliomielite não é registrada no Brasil há 26 anos. O último caso foi no município de Souza, na Paraíba, em 1989. Em Pernambuco, foi em 1988. Desde 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovirus Selvagem. A partir de então, o país assumiu o compromisso de manter altas coberturas vacinais maiores ou igual a 90%. Em 2001, esta meta foi alterada para 95% da população alvo.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria de Saúde de Petrolândia e PNI-Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário