quinta-feira, junho 18, 2015

Estudantes pernambucanas recebem kit antes do embarque para o Technovation Challenge

Entrega dos Kits para alunas da ETE Cícero Dias, em Recife (Foto: Ademar Filho)

As estudantes da Escola Técnica Estadual Cícero Dias, que foram selecionadas para representar o Brasil no torneio Technovation Challenge, receberam um kit, contendo camisas, casaco, porta passaporte, seguro viagem e cartão contendo uma quantia em dinheiro, para a viagem que acontecerá no próximo domingo (29), com destino a São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos.

A doação, feita pela Secretaria de Educação do Estado (SEE), e pela Agência Daher, parceira do Programa Ganhe o Mundo, aconteceu nesta terça-feira (16), na sede da unidade de ensino, localizada em Boa Viagem. O Secretário de Educação, Fred Amancio, participou da ação.

“Vocês são motivo de orgulho não só pelo o que estão conquistando, mas pelo o que já conquistaram. O trabalho de vocês serve de inspiração e exemplo para tantos outros estudantes. Vocês são a prova de que os sonhos podem ser realizados”, disse Amancio.

“É uma honra poder representar o Brasil e, principalmente, Pernambuco”, disse a estudante Jaqueline Rodrigues ao destacar que o grupo está ansioso para o dia da viagem. “Já ganhamos por representar o Brasil. Agora, se a gente conseguir ganhar o prêmio final será maravilhoso”, destacou.

Durante o Technovation Challenge, as aluna irão apresentar o game The Last Drop, que conta a história de Vitória, a boneca de 6 anos, que ganhou vida e, brincando com as crianças de 6 a 12 anos, fecha as torneiras abertas do prédio em que vive passando a mensagem de que a água precisa ser preservada porque, um dia, ela pode faltar no planeta.

O aplicativo foi desenvolvido em apenas dois meses para ser inscrito no Technovation Challenge. Na disputa, o Brasil enfrentará cinco equipes da Índia, Nigéria e Estados Unidos. Os vencedores receberão um prêmio de US$ 10 mil, o equivalente a R$ 30 mil.

CÍCERO DIAS E NAVE – A ETE Cícero Dias desenvolve um trabalho inovador na área de tecnologia. Equipada com laboratórios de ponta, a ETE oferece cursos de Jogos Digitais e Programação, em parceria com o Oi Futuro; além dos cursos de Logística e Administração, atendendo a mais de 700 alunos no total. A unidade se destaca também pelos índices educacionais, com 5,58 pontos no Idepe (Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco) 2013, foi eleita como uma das instituições educacionais mais inovadoras do mundo pelo Prêmio Educadores Inovadores, da Microsoft, que rendeu o título de Escola Mentora do Brasil.

Já o NAVE, criado em 2006 pelo Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, é um programa de ensino médio integrado à educação profissional desenvolvido em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação de Pernambuco e do Rio de Janeiro. Com escolas instaladas no Recife e no Rio, o NAVE tem como objetivo desenvolver metodologias educacionais e formar jovens para trabalhar com novas tecnologias, preparando-os para profissões contemporâneas na área digital e criativa, tais como a produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais. O programa é estruturado sobre três pilares: Ensino Médio integrado à educação profissional, com o objetivo de formar jovens para o mercado de trabalho, nas escolas estaduais da parceria, no Centro de Pesquisa e no Núcleo de Disseminação.

O diferencial desse modelo é articulação entre formação profissional e ensino básico de qualidade, valendo-se das tecnologias da informação e comunicação ao mesmo tempo como ferramenta e objeto do processo formativo.

Secretaria Estadual de Educação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário