segunda-feira, fevereiro 16, 2015

Crise de energia e água no Brasil estimula a consciência ambiental em diferentes níveis sociais, artigo de Nathália Leite e Roberto Oliveira


Por Nathália Leite (Engenheira Ambiental); 
Roberto Oliveira (Prof. Física).

A falta de infraestrutura no Brasil é preocupante, pois estamos mediante uma estiagem atípica: o risco de apagões, racionamento de água e energia em boa parte do país, já que boa parte da energia elétrica vem das hidrelétricas o que é uma estratégia energética bastante vulnerável aos períodos de estiagens atípicas. Esta percepção de diversificar as matrizes energéticas já vem de outros governos, mas o que foi feito ainda é muito pouco. A educação ambiental, mesmo que de uma maneira quase forçada no Brasil, devido à escassez dos recursos naturais, vem crescendo.

Estamos em um país onde existe uma rede fluvial enorme o que fez direcionarmos a um só tipo de matriz energética. Temos usinas nucleares, fazendas de energia eólica, investimentos em energia com placas fotovoltaicas, mas nada em comparação ao investimento na eletricidade vinda das redes hídricas, ecom a crise na Petrobras, a confiabilidade em investimentos externos diminui no país. Todos perdem abraçados, seja a classe A, B, C, D, e até sem classe. 

Na terra Tupiniquim, onde "em se plantando, tudo dá!", plantamos falta de planejamento energético do país e estamos colhendo alta nos preços e racionamento devido à irracionalidade. Saiba que o Sol, a principal fonte de energia de nosso planeta, fornece anualmente 5,445.1024J de energia a nossa atmosfera, e que necessitamos de apenas 0,004% desta energia! 

Mas, enquanto a chuva de investimentos honestos não chega, pessoal, vale sempre a dica para você, que vai viajar nestes feriadões: não deixe aparelhos ligados, diminuindo o consumo de energia elétrica que está cada vez mais cara. Além disso, evitam-se incêndios ocasionados por curto circuito. 


De acordo com o instituto Akatu , no caso de um aparelho de DVD, gasta-se mais energia elétrica no modo stand by do que durante o seu uso. Se o aparelho for usado durante duas horas, duas vezes por semana, mesmo ficando o resto do tempo em stand-by, durante um mês vai consumir energia suficiente para usar o DVD por quatro meses! Fique alerta e tire da tomada todos os aparelhos que estejam no modo de espera (stand-by), economizando até 12% na conta de energia elétrica.

Através do efeito Joule, um curto circuito pode gerar incêndio. Veja o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=xMNRwxNu2uQ

Substitua as tradicionais lâmpadas por LEDs

Consumo de energia e eficiência
As lâmpadas LEDs são capazes de reverter energia em iluminação sem emissão de calor, deste modo, evita o desperdício. Trazendo uma economia de até 95,5%.
Exemplos:
Lâmpada incandescente 60 W = luminária LED de 4,5 W com economia de 55,5 W/hora.
Lâmpada fluorescente tubular de 40 W = luminária LED de 18 W com economia de 22 W/hora.
Lâmpada dicroica 50 W = luminária LED de 6 W com economia de 44 W/hora.

Reposição das lâmpadas
O LED pode chegar a mais de 50.000 horas de vida útil, enquanto que:
Incandescente = 1.000 horas
Fluorescente Compacta = 6.000 horas
Fluorescente Tubular = 7.000 horas
Halógena = 3.000 horas

Diferente das outras lâmpadas o LED não possui em sua composição metais pesados como chumbo e mercúrio, não há necessidade de um descarte especial.

Fonte: Jornal Estadão. [ http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,compare-as-vantagens-das-lampadas-de-led,1577724]

Consciência, pessoal! Gaste muita energia somente no carnaval. Vamos cuidar de nosso planeta.

2 comentários:

  1. Excelente texto!
    Esse trabalho de conscientização deve sempre ser implementado na educação básica! A prevenção é o melhor caminho.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Joselma. Gostariamos muito que o pessoal gastasse muita energia somente através da dança e da folia e economizassem a energia elétrica neste carnaval. :)

    ResponderExcluir