segunda-feira, fevereiro 16, 2015

Carnaval, uma tradição cultural que gera economia em Petrolina

Foto: Ricardo Alves

A quantidade de pessoas que brincam o Carnaval em Petrolina mostra como uma das festas mais populares do país também contribui para a movimentação da economia local. A folia que começou no último sábado (14) e se estende até amanhã (17/02) gera um fluxo importante no mercado formal e informal do município.

Enquanto uma multidão curte a batucada das bandas e pulam marchinhas carnavalescas, outra parcela dos presentes no circuito não para de trabalhar: os vendedores ambulantes.

As barracas que vendem coquetéis, cervejas, e alimentos em geral garantem uma renda extra para muitas famílias. Neste ano mais de 100 ambulantes foram autorizados a comercializar produtos no circuito da festa, como é o caso de Jucileide Gonçalves, que vende bebidas há 8 anos em eventos da cidade. “Tem ano que vende mais, tem ano que vende menos, mas sempre volto para casa com um dinheirinho no bolso”, comentou a ambulante.

O comércio de confecção e variedades também tem suas vendas aquecidas no Carnaval, principalmente com a saída de fantasias e adereços para curtir a folia. Outro fator relevante no aumento das vendas é o crescimento populacional de Petrolina.

“Há um número maior de foliões a cada edição. São estudantes das universidades, novos moradores, além de turistas que visitam a cidade a negócio ou lazer”, destacou secretario de desenvolvimento econômico e agrário, Jorge Assunção, pasta responsável pela organização do carnaval do município.

No mesmo ritmo, também se beneficiam com a festa os segmentos de hotelaria, distribuidoras de bebidas e o de transportes – principalmente taxis e moto-taxis. A própria estrutura montada para o carnaval também sugere uma movimentação econômica favorável. O aluguel de banheiros químicos, a instalação de gradis de proteção e a montagem de tendas diversas são alguns exemplos dos segmentos que lucram com a festa momesca.

Com mais dois dias de Carnaval para acontecer em Petrolina, ainda é cedo para se fazer um balanço financeiro da festa, mas a maioria dos segmentos já sinaliza uma boa lucratividade com a realização deste evento na cidade.

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário