segunda-feira, fevereiro 16, 2015

CBHSF define datas de Consultas Públicas para Plano de Bacia do Rio São Francisco

Durante a reunião, a Diretoria Colegiada também iniciou os preparativos para a campanha do Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, marcada para junho próximo.

Na quarta-feira passada (11), a Diretoria Colegiada (Direc) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) passou o dia reunida de forma ordinária, em Brasília (DF). Durante a reunião, a empresa Nemus, contratada para realizar o trabalho de atualização do Plano de Recursos Hídricos no âmbito da bacia, relatou as dificuldades encontradas para ter acesso às informações oficiais em órgãos como a Agência Nacional de Águas (ANA) e ministérios.

A Direc definiu, juntamente com a empresa, representada na reunião por Emiliano Santiago, o calendário de consultas públicas a serem desenvolvidas, para possibilitar a maior participação possível de pessoas e entidades no processo. A Nemus é uma empresa portuguesa, contratada através de processo licitatório, pela agência delegatária do Comitê, a AGB Peixe Vivo.

De acordo com o planejamento, serão realizadas consultas públicas na região do Alto São Francisco, nos municípios mineiros de Pirapora (14 de março); Três Marias (17 de março) e Belo Horizonte (19 de março). No Médio, o cronograma para os municípios baianos será: Irecê, no dia 13 de abril; Ibotirama, dia 15 de abril e Cariranha, em 17 de abril. No Baixo, estão programados os encontros em Arapiraca (AL), dia 12 de maio; Propriá (SE), em 13 de maio e Penedo (AL), no dia 15 de maio. Já no Submédio, foram definidas as datas de 25 de maio para a consulta pública no município baiano de Juazeiro; em Paulo Afonso (BA), no dia 27 de maio e em Arcoverde (PE), no dia 30 de maio. Também serão realizadas oficinas setorias para envolver o maior número de segmentos no processo. Veja tabela com todas as datas em anexo.

CAMPANHA

Durante a reunião, a Diretoria Colegiada também iniciou os preparativos para a campanha alusiva ao Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, marcada para junho próximo. Nesse sentido, definiu publicar em veículos de comunicação de circulação nacional, o edital para as empresas interessadas em realizar as ações da campanha possam concorrer ao processo.

Participaram da reunião, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, o secretário, Maciel Oliveira, os coordenadores das Câmaras Consultivas Regionais (CCR) no Médio São Francisco, Cláudio Pereira, do Submédio, Uilton Tuxá e do Baixo, Melchior Carlos do Nascimento, da diretora de Integração da agência AGB Peixe Vivo, Ana Cristina Silveira, bem como os membros do Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão (GACG) do Comitê, Luiz Dourado e Almacks Luiz.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário