segunda-feira, fevereiro 16, 2015

Câmara Municipal de Petrolândia divulga resumo da Sessão da quarta-feira passada, dia 11

França de Cecídio recebeu a Moção de Pesar aprovada na Câmara em memória de seu pai, Cecídio Rubens, recentemente falecido.

A Sessão teve início com um breve agradecimento e respeitosas palavras do senhor França, filho de Cecídio Rubens , que agradeceu em nome de sua família, pela homenagem feita em moção de pesar pelo falecimento do seu pai.

A moção foi uma iniciativa dos vereadores desta Casa Legislativa, que carinhosamente demonstraram admiração pelo Sr. Cecídio e toda a sua história de vida como ser humano e como cidadão Petrolandense.

O Vereador Carlinhos, iniciou suas palavras, saudando os colegas vereadores, os familiares do senhor Cecídio (homenageado em moção de pesar), os representantes do LIONS e demais munícipes presentes. Lamentou a morte do Senhor Cecídio, uma pessoa especial para o vereador, por quem teve uma grande e forte amizade, lendo uma mensagem emocionante:

“Ainda sabendo que a morte vem de Deus, quando nós não a provocarmos, não podemos, por enquanto, na Terra receber a morte com alegria porque ninguém recebe um adeus com felicidade, mas podemos receber a separação com fé em Deus, entendendo que um dia nos reencontraremos todos numa vida maior e essa esperança deve aquecer-nos o coração.” (Chico Xavier)

Em seguida, expôs alguns temas importantes, e que se fazia necessário apresentá-los e debatê-los, a começar pela iluminação pública do município, que há muito tempo vem sendo questão de muitas reclamações por parte da população, explicando que após buscar informações a cerca dessa situação, tomou conhecimento de que, são mais de 1800 (Mil e Oitocentas) lâmpadas queimadas, desde lugares mais movimentados como centro e orla fluvial até os demais bairros da cidade. Dessa maneira, responsabilizou a CELPE, pela falta de atenção ao município, e consequentemente, prejudicando a segurança.

O vereador aproveitou para sugerir aos demais colegas, que fosse criada uma Comissão para cobrar esse direito da população e exigir da Companhia Energética de Pernambuco, tais providências. Outro manifesto do vereador, foi com relação as viaturas do SAMU, que já foram entregues ao município, e no entanto, ainda não estão atendendo na cidade de Petrolândia. Trouxe ainda para a Tribuna, a notícia de que o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Sr. Armando Monteiro Neto, conseguiu colocar no Orçamento da Nação, uma Emenda para asfaltar a “Reta do Mirim”, trecho que liga Petrolândia à Ibimirim. Uma aquisição no valor de 200.000.000,00 (Duzentos milhões de reais), uma conquista histórica para a cidade e para a região.

Falou também sobre a solicitação de recursos para a CODEVASF (Petrolina/PE), feita no mês de Novembro de 2013, visando colaborar com os trabalhos da mesma, uma vez que esta tem passado por dificuldades financeiras, e como resultado vem atingindo os agricultores que ficam até mesmo sem assistência técnica, caso em que o Ministro Armando Monteiro, conseguiu 1.000.000,00 (Um milhão de reais) e a bancada de Pernambuco colocou 95.000.000,00 (Noventa e cinco milhões de reais) para a mesma, sendo muito importante para o município de Petrolândia, visto que, nosso município faz parte da CODEVASF de Petrolina.

Encerrou seu pronunciamento satisfeito, pois em nome do mesmo e dos outros 5 colegas vereadores, os quais formaram um grupo para trabalhar incansavelmente pelo município, é que aplaude com orgulho todas as conquistas que estão sendo realizadas através do trabalhos destes. Ainda ressaltou brevemente, a cerca da Câmeras de Monitoramento espalhadas pela cidade, e que não estão oferecendo a segurança e a tranqüilidade para os moradores desta cidade, usando como exemplo, os muitos casos no Brasil a fora, em que as imagens capturadas por estes equipamentos, ajudaram a descobrir e solucionar muitos acontecimentos e problemas diversos.

Vereadora Dona Santa, justificou a sua ausência na Sessão Itinerante realizada no último dia 04 do corrente mês, por motivos de força maior, incluindo inclusive um acidente com um familiar. Posteriormente, falou que independente da divisão dos vereadores em diferentes caminhos e linhas de trabalhos, a realidade é que a Casa Legislativa precisa da força de todos, pois mesmo com as diferenças políticas, o foco deve ser o trabalho para a população e para a cidade, e dessa forma, elogiou a convivência dos 11 vereadores de Petrolândia, que seriamente e respeitosamente sempre mantiveram a união, o respeito e o bom exemplo dentro da Câmara. Em seguida, ofereceu suas condolências à família do senhor Cecídio, por quem tinha grande admiração, e que deixou bons exemplos para os familiares e demais petrolandenses.

Vereador Eudes Fonseca, assim como os demais colegas, expôs o seu respeito e consideração pela homenagem ao senhor Cecídio, bem como, colocou na tribuna, a realidade política de que independente dos candidatos escolhidos nas eleições, fica grato aos que fazem pelo nosso País, nosso Estado e nosso Município, parabenizando o colega Carlinhos pelas conquistas apresentadas no início da Sessão. O vereador aproveitou também para fazer um convite em nome da Secretaria de Ação Social, referindo-se a um evento de nome “Carnaval com Direitos 2015”, um acontecimento relacionado à saúde e a educação, na parceria com Conselho Tutelar e população.

Vereador Jorge Viana, após as saudações e em especial à família do Sr. Cecídio, parabenizou o colega vereador Carlinhos, pela participação do Ministro Armando Monteiro nas necessidades do município e da região. Argumentou a dificuldade de continuar seu pronunciamento devido alguns gritos e tons alterados por parte de alguns, mas continuou com suas indagações, a começar pelos problemas de iluminação, o lixo mal coletado e mantido expostos em alguns lugares, principalmente na Zona Rural e em pontos como as margens do rio São Francisco (Orla de Petrolândia). Destacou também, o problema com as casas populares, que após vários atritos e acordos e desacordos, nada mudou, da mesma maneira que se referiu as creches municipais que estão sendo construídas e há muito tempo as obras param ou prosseguem lentamente, implicando na demanda de crianças que precisam dessas creches. Frisou ainda sobre o SAMU, que apesar das muitas especulações e promessas, continuam desativadas no município, bem como, as câmeras de monitoramento instaladas na cidade, mas sempre que necessárias, ao recorrer aos responsáveis pelas “imagens”, descobre-se que estas não estão funcionando. Priorizou os problemas do Sítio Brejinho da Serra, onde houve Sessão Itinerante no último dia 04, e lá foram expostos diversos problemas enfrentados pela população, sendo: Estradas precárias, acesso complicado, falta de água encanada, posto de saúde com ausência de médicos, dentre outros problemas, assim como a negociação feita entre o gestor municipal e um morador para a construção de um campo de futebol, onde o vereador ressalta que esta afirmação foi feita pelo próprio morador.

Vereador Sílvio estendeu as suas saudações a todos os presentes, evidenciando a importância de cada um que ali estava, e começou seu posicionamento destacando a situação hídrica pela qual o País vem passando, e por isso faz-se necessário uma união entre Cidadãos, Cidades e Estados na busca por um bem comum, mesmo sabendo que problemas naturais não podem ser resolvidos por homens, mas podem ser melhorados e evitados. Contou um pouco sobre um encontro cujo tema envolvia essa preocupante situação a cerca da falta de água, relatando dados em que no mês de janeiro deveria ter chovido 76 milímetros e choveu apenas 9. Após relatar sobre tal matéria, expôs seus sentimentos à família do Senhor Cecídio, e respeitosamente continuou com seu discurso, onde citou alguns dos trabalhos que está realizando e que pretende continuar, citando o projeto do medidor noturno para os pequenos produtores, uma iniciativa do vereador. Ainda na ocasião, dirigiu-se ao Presidente da Casa, colocando-se a disposição para somar forças e trabalhar juntos, pois a Casa Legislativa precisa dessa união, e por isso, na condição de vereador, oferece seu trabalho e sua perspectiva para uma Petrolândia cada vez melhor.

Vereador José Luiz (Zé Pezão), cumprimentou todos que estavam na Sessão, desde os colegas vereadores à população em geral, e logo se posicionou a falar sobre as condições da saúde no município, contando alguns momentos difíceis neste setor, e que de certa forma, maltrata a população, seguidamente desejou os fortes sentimentos de solidariedade para a família de Seu Cecídio.

Vereador Rogério Novaes, em poucas palavras saudou todos os presentes, e iniciou seu pronunciamento, elogiando a história de vida do senhor Seu Cecídio e deixou os seus sentimentos para toda a família. Em seguida, saudou aos blogueiros da cidade, que ajudam a divulgar os trabalhos da Câmara Municipal, e tomou como foco o tema Saúde Pública, que segue sendo marca nas suas manifestações e temas debatidos, relatando caso recente em que na agrovila onde reside, deparou-se com uma situação de emergência e na falta de ambulância e assistência, trouxe a senhora em seu próprio carro para o Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima. Ainda indignado, mencionou também a condição do lixo na cidade, citando as questões da Zona Rural, onde o container não é mais suficiente para o depósito de tanto entulho. Afirma que no papel de vereador, sente-se honrado em poder ajudar, em ver a diferença e em ser uma confiança para o povo petrolandense, apesar de não ser capaz de fazer tudo sozinho, através do Legislativo, e para isso, a gestão municipal precisa colaborar e mudar a voltar os olhares para o município e para a população diante das diversas situações e condições que enfrentam há muito tempo. Citou também, sobre a visita ao Sítio Brejinho da Serra, e por ter conhecido tantas coisas simples e que podem ser facilmente mudadas e solucionadas. Finalizou demonstrando sua grande preocupação com a agricultura do município, que atualmente é grande fonte de renda para muitas famílias, sendo necessário ajudar em todos os requisitos possíveis, e uma das grandes benfeitorias, será a pavimentação da “Reta do Mirim”, que facilitará o acesso para as negociações entre várias cidades da região, lembrando também sobre o aumento da energia, uma vez que, as taxas que são pagas nas contas, são arrecadadas pelo município.

Vereador Juarez Patriota, manteve as cordialidades cumprimentando a todos os presentes e desculpando-se pela sua ausência na Sessão Itinerante realizada na Comunidade Brejinho da Serra, justificando a sua presença em uma outra reunião marcada anteriormente, ressaltando a importância das sessões Itinerantes e lembrando que poucos municípios a realizam. Trata-se de uma forma de levar a “Câmara”, ou seja, aproximar os vereadores da população que reside mais distante, e que dificilmente podem comparecer às reuniões na Casa Legislativa Aureliano de Menezes. Falou da sua felicidade em receber a notícia sobre a notícia referente à “Reta do Mirim’, parabenizando aos Deputados que votaram para a aprovação desta, bem como, finalizou suas palavras parabenizando o gestor municipal, Lourival Simões, pelas contas aprovadas em 2013, com votação unânime pelos 11 vereadores.

Após o pronunciamento de todos os vereadores, com exceção de João Vicente e Noca, que não se pronunciaram nesta Sessão, o Presidente da Casa, o vereador Fabiano Marques, agradeceu aos colegas vereadores, aos representantes das associações, os familiares do homenageado senhor Cecídio, agradeceu ainda, ao vereador José Luiz pela moção em homenagem ao seu filho Bruno, pela aprovação no vestibular de Medicina.

Com relação aos problemas da CELPE, sugeriu uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores, para que diante do povo e dos vereadores, além da própria CELPE e do Ministério Público e Prefeitura, expondo a realidade na frente do povo e atribuir as devidas responsabilidades, pondo fim a este “joga-joga” na hora de assumir com o compromisso. Podendo também fazer um Audiência voltada para a questão do SAMU, ou até mesmo uma visita a Unidade de Serra Talhada. Ponto bem debatido pelo Presidente também, foi a enorme satisfação e agradecimento ao vereador Carlinhos, pela notícia sobre a “Reta do Mirim”, que teve forte influência do atual Ministro e Ex-Senador Armando Monteiro Neto, por quem há muitos anos, o vereador tem recíproca consideração e admiração. Fabiano ainda relembrou das muitas conquistas através do Ministro Armando Monteiro, e que só acrescentaram em nosso município. Finalizou deixando claro que dentro desta Casa, não existem grupos, mas sim, pessoas que seguem uma determinada linha e concepções diferentes. Apresentou na ocasião, as boas notícias e projetos indicados pelo Deputado Federal Zeca Cavalcanti, e que devem ser postos em prática o mais breve possível, visando positivamente o melhor para Petrolândia, e que apesar do vereador não ter tantas condições de atuar, é importante buscar, cobrar, fiscalizar e ter a certeza de que muito podem mudar.

Agradecendo a todos, o Presidente da Casa, finalizou a Sessão.

>Veja as fotos (no Facebook)

Fonte: Câmara Municipal de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário