segunda-feira, fevereiro 16, 2015

Aliança sedia 25º Encontro Estadual dos Maracatus de Baque-Solto de Pernambuco

Caboclos de lança em Aliança (Foto: Luka Santos/G1)

A cidade de Aliança, na Zona da Mata de Pernambuco, sediou o 25º Encontro Estadual dos Maracatus de Baque-Solto de Pernambuco, nesta segunda-feira (16). A festa popular deste ano homenageia dois importantes mestres da cultura, Seu Mané do Boi do Maracatu Estrela de Tracunhaém e Reginaldo Bandeirista, conhecido artesão que confecciona estandartes.

Criado por Mestre Salustiano em 1990, o encontro foi organizado no intuito de reunir os grupos da região e fortalecer o movimento. "A Zona da Mata respira, vive essa cultura tão única", conta Aluísio Almeira, diretor da Associação dos Maracatus de Baque-Solto. Considerado Patrimônio Imaterial do Brasil, o maracatu de Baque-Solto é representado por 101 grupos de 22 municípios pernambucanos que estiveram presentes neste encontro.

Os participantes esperam o ano todo todo para mostrar suas vestes, sua alegria que aflora quando a primeira batida toca. Com a frase "Quero ser igual meu bisavô", Jonata Nicolas, de apenas três anos de idade, é a terceira geração do Maracatu Beija-flor de Aliança. O pequeno, que ainda não se apresenta com os adultos, pediu para a avó costurar uma roupinha só para ele brincar. "Ele só fica feliz quando coloca o manto", comenta dona Maria José da Silva, 70 anos, bisavó do menino.

Fundado em 15 de dezembro de 1914, o Maracatu Cambindinha de Araçoiaba é a prova de que a cultura atravessa e conquista até hoje. A tradição emana em cada sorriso, em cada espera, subindo como a poeira que levanta e irradiando quem assistia às apresentações. Trazida pela filha numa cadeira de rodas, Dona Adeli Viana da Silva, com seus 80 anos, conta que não perde um ano sequer. "Tenho dois filhos e um genro participando, é algo que está na família desde sempre", completa.

O encontro só termina na terça, quando as apresentações começam às 8h, no Terreiro Lêda Alves, Sede da Associação dos Maracatus de Baque-Solte, em Aliança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário