terça-feira, janeiro 27, 2015

Exposição fotográfica sobre Defensores de Direitos Humanos prestigiada por visitantes de vários países

Além de brasileiros de várias partes do país, como BA, PA, RJ, SP e RS, a mostra atraiu turistas argentinos, americanos, alemães, russos, jordanianos, entre outros. 

A atuação dos defensores de direitos humanos em Pernambuco foi mostrada, durante 53 dias, na exposição Luta, Proteção, Vida, montada na Torre Malakoff, e encerrada no último domingo, 25. Durante a mostra, passaram pelo local desde brasileiros de outros estados do Nordeste, do Sul e Sudeste a turistas argentinos, americanos, alemães, russos e da Jordânia. 2.816 visitantes.

A exposição foi produzida pelo Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, vinculado a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, e retrata a luta de três comunidades que recebem proteção por atuarem na defesa dos seus direitos: os Xukurú de Ororubá, em Pesqueira; o acampamento Margarida Alves, em Moreno; e o Quilombo Timbó, no interior de Garanhuns.

Embora estejam localizados em diferentes regiões do estado, os Xukurus, o Quilombo Timbó e o acampamento Margarida Alves, trazem em comum as marcas da resistência e do enfrentamento às violações de Direitos Humanos contra o seu povo, a luta pela preservação da terra, pela permanência no território que os gerou.

E foi justamente essa riqueza histórica capturada em imagens do cotidiano, do dia a dia no território desses verdadeiros Defensores de Direitos Humanos, que despertou o interesse dos visitantes de diferentes nacionalidades. Revelou o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes.

“A publicação rendeu muitas imagens que falavam por si só. Vimos que elas retratavam em cores, olhares e expressões nos rostos das pessoas, todo um histórico de luta e resistência daqueles que dão a vida por uma causa, pelo seu povo. A população de Pernambuco precisa saber da existência desses defensores, da importância da atuação deles para a preservação da história". Informa a coordenadora do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos em Pernambuco (PEPDDH), Maria das Neves Chaves. A partir da mostra foi publicada uma revista/vídeo, idealizada e lançada pelo próprio PEPDDH em 2012.

As imagens foram capturadas pelas lentes do Jornalista Pedro Pinheiro, dos fotógrafos da Oi Kabum, Patrícia França e Elenilson Soares e do mais novo fotógrafo, além de membro da equipe do PPDDH/PE, Berg Luna.

Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos/Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário