terça-feira, janeiro 27, 2015

Defensoria do Estado de PE vai realizar concurso para área administrativa em 2015


A Defensoria Pública do Estado de Pernambuco deve realizar mais um concurso público no segundo semestre de 2015, conforme informou o defensor público geral do Estado, Manoel Jerônimo, à Folha de Pernambuco. As oportunidades serão destinadas ao quadro administrativo e operacional do órgão. Além disso, o jurista anunciou que irá convocar 80 novos defensores a partir de julho deste ano (60 a mais do que foi oferecido no quadro de vagas do último processo seletivo para a função, aberto em 2014).

O certame para provimento do cargo de defensor está em andamento. Os candidatos ainda estão realizando a prova oral, outra etapa da seleção, organizada pela Fundação Carlos Chagas (FCC). “Desejamos contratar mais 620 analistas e 120 técnicos”, disse Manoel Jerônimo. Atualmente, o déficit na defensoria é de 300 servidores. Há apenas 12 para atender a todos os 31 mil reeducandos encarcerados em presídios pernambucanos.

Dos 80 novos defensores a serem nomeados no próximo semestre, 30 devem atuar nas 25 unidades prisionais de Pernambuco. Isso vai acelerar processos criminais e ajudar a reduzir a superlotação carcerária, um dos motivos que provocaram a rebelião do Complexo do Curado na última semana. Os demais serão encaminhados ao interior de Pernambuco.

Temporários

Diante do quadro reduzido de defensores, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, anunciou a contratação temporária de 20 advogados. Manoel Jerônimo explicou que não pode chamar os concursados antes do mês de julho e que há necessidade de suprir a demanda imediatamente. “Poderemos nomear os concursados apenas em julho e não poderíamos dar o suporte agora”, declarou Jerônimo. Ele explicou que até as novas convocações, os temporários auxiliarão no adiantamento dos processos.

A atitude do Governo não agradou Associação dos Defensores Públicos de Pernambuco (Adepepe). Segundo o presidente da entidade, Edmundo de Siqueira Campos, a medida é apenas um paliativo.

Por Marília Neves -Blog dos Concursos -, com informações de Diego Mendes, da Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário