sábado, dezembro 27, 2014

Projeto Escola das Águas realiza construção de tecnologias sociais de acesso à água


Jovens do Projeto Escola das Águas dos municípios de Serra Talhada, Flores e Santa Cruz da Baixa Verde participaram do início das atividades do IV Módulo do Curso de Captação e Manejo de Água, que envolve a construção de tecnologias sociais, como cisternas-calçadão e barragens subterrâneas.

Os/as jovens ajudaram a construir cisternas-calçadão na comunidade Xique-Xique, em Serra Talhada, em Saco do Romão, município de Flores, e Jatiúca, em Santa Cruz da Baixa Verde. Além das cisternas-calçadão, foi iniciada a construção de uma barragem subterrânea no Sítio São Paulo, em Santa Cruz da Baixa Verde.

“Acompanhar a construção é importante porque a gente tinha aprendido na teoria, mas não na prática, e agora podemos vivenciar todo o processo da cisterna, como fazer a base, as placas, como nivelar o calçadão, sempre coisas novas para serem colocadas em prática”, diz Maria Aparecida Feitosa, educanda do Sítio Xique-Xique, em Serra Talhada.

“Esse projeto é bastante importante porque está capacitando a gente para uma área requisitada, e quanto às práticas são importantes porque a gente coloca a mão na massa, e não fica nenhuma dúvida”, afirma Wildiane França Laranjeira, do Sítio São Paulo, em Santa Cruz da Baixa Verde.

Fonte: Juliana Lima/Núcleo de Comunicação do Cecor em ASA Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário